Colunas Ligado na TV

Crise veterana? Melhores novelas atuais da Globo são de autores estreantes

Nathalia Dill (Júlia/Lorena) e Vladimir Brichta (Gui) protagonizam “Rock Story” (Foto: Divulgação/Globo)

A Globo convive com um fato um tanto quanto curioso e até incômodo envolvendo os autores de suas novelas. Tal fato diz respeito às novelas de autores estreantes estarem fazendo muito mais sucesso do que a maior parte das tramas dos autores veteranos. Como prova, os melhores folhetins atuais (“Novo Mundo” e “Rock Story”) são de nomes novos no ramo titular de autorias.

Dirigida artisticamente por Vinícius Coimbra, “Novo Mundo” é uma aventura romântica ambientada no Brasil do início do século XIX, entre 1817 e 1822, que traz um amor entre jovens como motor atrativo para prender o público na trama. A novela das 18h, que tem mostrado uma grande qualidade técnica e de conteúdo e marcado bons números na audiência, é a primeira da dupla Thereza Falcão e Alessandro Marson na autoria principal. Eles assinaram a colaboração de tramas como “Avenida Brasil” e “Joia Rara” e agora são destaques solos.

EDIÇÃO ANTERIOR: Os motivos que tornaram Leifert, Emilly e Marcos protagonistas do “BBB17”

Thereza Falcão e Alessandro Marson (Foto: Globo/Raquel Cunha)
Thereza Falcão e Alessandro Marson (Foto: Raquel Cunha/Globo)

Com direção geral de Dennis Carvalho e Maria de Médicis, “Rock Story” é uma história de música com enlaces românticos e pitadas de intrigas. A novela das 19h, também com uma qualidade técnica e de conteúdo indiscutíveis e com índices robustos de audiência – inclusive vencendo em ocasiões a trama das 21h –, é escrita por Maria Helena Nascimento. Ela trabalhou por mais de 20 anos como colaboradora de nomes como Aguinaldo Silva e Gilberto Braga e agora também se destaca em carreira profissional solo na emissora.

Maria Helena Nascimento (Foto: Divulgação/Gshow)

Ante ao exposto, fica claro o sucesso dos novos autores e como isso impacta e pressiona os autores veteranos a produzirem novelas com um gás revigorado, para que só então possam manter a qualidade necessária para contemplar às expectativas do público noveleiro cada vez mais exigente.

Críticas e/ou sugestões? Contato: danyllo@otvfoco.com.br | @Ligado_na_TV

As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

Curta o TV Foco no Facebook!