Colunas Ligado na TV

Em dia tenso e histórico, Globo contraria “teoria golpista”

Globo segue fazendo ampla cobertura sobre acusações contra Temer e Aécio (Foto: Reprodução/Globo)

Joesley Batista, presidente da empresa frigorífica JBS, surpreendeu o Brasil nesta quarta-feira (17) ao denunciar esquemas envolvendo o presidente Michel Temer (PMDB) e o senador Aécio Neves (PSDB). O primeiro foi acusado de tentar pagar pelo silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha e o segundo teria cobrado R$ 2 milhões de propina ao grupo JBS. Tais acontecimentos foram amplamente divulgados pela Globo, desde as origens, contrariando a “teoria golpista”.

O furo da notícia exclusiva partiu de um colunista das próprias Organizações Globo, Lauro Jardim do Jornal O Globo. Poucos minutos após a publicação do colunista, a Globo fez um Plantão com Renata Vasconcellos tratando do assunto.

Após o Plantão, a Globo intensificou as chamadas jornalísticas destacando as denúncias de Joesley Batista e todos os telejornais da emissora reservaram entre 70 a 80% de seus espaços para tratar do assunto político-policial.

Edição anterior da coluna ‘Ligado na TV’: 3 acertos da Record com a entrevista de Rezende

Em virtude do jogo, a edição mais curta do “Jornal Nacional” deteve-se sobretudo a reproduzir as informações de Lauro Jardim, haja vista que foi apenas 1h o tempo entre a publicação do jornalista do O Globo e o início do “JN”. Os destaques, além do conteúdo, ficaram para a expressão “notícia bombástica” utilizada por William Bonner e o nervosismo evidente de Renata em vários momentos da apresentação.

William Waack cobrindo o escândalo no “Jornal da Globo” (Foto: Reprodução/Globo)

Em seguida, o “Jornal da Globo” com Waack seguiu com as denúncias, inclusive dando mais ênfase a repercussão da notícia no Congresso Nacional e exibindo os protestos da população contra os acusados (Temer e Aécio) em Brasília.

Nesta quinta-feira (18) logo cedo o “Hora Um” também tratou do tema e o “Bom Dia Brasil” fez a cobertura mais completa sobre a notícia, destacando a repercussão nacional e internacional e todas as implicações decorrentes dessas denúncias, com a participação de vários repórteres e especialistas em política.

Ante ao exposto, destaca-se que a notícia partiu de um veículo de comunicação da Globo e segue tendo cobertura completa da emissora, com celeridade e qualidade. Desse modo, a emissora acabou contrariando, ou no mínimo intrigando, muitos que defendem vigorosamente a tese de que ela apoiou ou apoia o popular e aclamado “golpe do Governo Temer”. Há, inclusive, quem levante a hipótese de que a Globo esteja com algum interesse oculto sobre tudo isso.

Críticas e/ou sugestões? Contato: danyllo@otvfoco.com.br | @Ligado_na_TV

As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

Curta o TV Foco no Facebook!

PUBLICIDADE