Colunas Ligado na TV

Em período raro, todas as novelas da Globo estão em alta na audiência

As seis novelas atuais da Globo estão bem na audiência (Foto: Divulgação/Montagem TV Foco)

Dificilmente as novelas da Globo registram ao mesmo tempo bons números de audiência. Atualmente, porém, a emissora vivencia um período raro no qual todas as suas novelas têm marcado números satisfatórios, os quais incluem os folhetins dentro das médias estabelecidas como metas para seus respectivos horários.

Ultimamente, “Senhora do Destino” no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ tem marcado média de audiência em torno dos 18 pontos (meta: 15). Como efeito comparativo, utilizando dias que não sofrem influência de filmes ou jogos, como exemplos, a trama de Aguinaldo Silva cravou 18,5 pontos de média na Grande SP* (principal praça para o mercado) na última terça-feira (11) e 18,6 na última quinta-feira (13).

+ Ligado na TV: “A Força do Querer” é a novela mais amada depois de “Avenida Brasil”

Malhação: Viva a Diferença”, por sua vez, tem atingido médias bem acima de suas antecessoras para um início de temporada, ficando na casa dos 21 pontos (meta: 17). A novela teen ambientada em São Paulo e escrita por Cao Hamburger alcançou 21,1 pontos na terça (11) e 21,7 na quinta-feira (13).

No horário das 18h, “Novo Mundo” tem mantido um bom patamar de audiência, marcando números bem acima da meta de 20 pontos. A novela de Anna (Isabelle Drummond) e Joaquim (Chay Suede) escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson registrou 25,3 e 25,5 pontos de audiência na última terça (11) e última quinta (13), respectivamente.

Às 19h, “Pega Pega” também tem marcado números bem satisfatórios para um início de novela. Assinada por Claudia Souto, o folhetim com forte veia cômica alcançou 29 pontos na última terça-feira (11) e 28,9 na última quinta (13). Desse modo, tem mantido sua média acima da meta extraoficial de 25 pontos.

Mais comemorada pela Globo, a audiência de “A Força do Querer” tem impulsionado a média-dia (7h à 0h) da emissora carioca após vários fracassos no horário das 21h. A trama de Gloria Perez tem cravado índices em torno de 37 pontos de audiência (meta: 30). Na última terça-feira (11), assinou 37,1 pontos e na última quinta-feira (13) cravou 37,6 pontos de média na Grande SP.

Tratada como “supersérie” pela Globo, a novela das 23h “Os Dias Eram Assim”, após início frágil, tem conseguido atingir índices satisfatórios com as mudanças feitas pela emissora. Quando exibida após a linha de shows, tem ficado com 17 pontos e logo após “A Força do Querer”, com 25 pontos. Escrita por Ângela Chaves e Alessandra Poggi, a trama marcou 17 pontos na terça (11) e 25,5 na quinta (13). Em virtude da inconstância dos horários, a meta é variável. Mas os números mais recentes têm sido festejados pelos executivos do canal.

Em declarações à imprensa, a emissora sempre nega possuir metas de audiência e afirma que a busca pela qualidade das novelas é seu objetivo primordial. Entretanto, sabe-se que interiormente há metas para cada horário, as quais foram decaindo com os novos tempos. Independentemente da posição da emissora, torna-se evidente o período positivo nos números de todas as suas tramas atuais.

* Cada ponto equivale a 70,5 mil domicílios na Grande São Paulo.

Críticas e/ou sugestões? Contato:

danyllo@otvfoco.com.br | @JuniorDanyllo | @Ligado_na_TV

As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco


Curta o TV Foco no Facebook!

PUBLICIDADE

Comentários recentes