Especialistas comentam baixa audiência das novelas das nove da Globo


(Foto: Divulgação)
Foto: Gshow / Raphael Dias
Foto: Gshow / Raphael Dias

Como é de conhecimento, a Globo não consegue emplacar uma novela no horário nobre da televisão brasileira. Desde a novela “Império”, a faixa não conhece uma média descente para o que era registrado com as tramas antecessoras.

Babilônia, A Regra do Jogo, Velho Chico e A Lei do Amor sofreram para dar mais de 30 pontos no Ibope, como informa o jornalista Daniel Castro. Uns dos motivos apontados para a baixa audiência do período são as faltas de carisma, leveza, romance e comédia.

Mudanças sociais também refletem tanto na repercussão como nos números de telespectadores. Mauro Alencar, autor do livro A Hollywood Brasileira e membro da Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão (Emmy), justifica: “Com a nova dinâmica social, podemos considerar faixa nobre como a compreendida entre 18h e 23h”, diz o especialista, doutor em teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo).

Enquanto isso, tramas como Totalmente Demais e Haja Coração são sucessos garantidos na faixa das 19h, além de “Êta Mundo Bom”, ás 18h. “O público das seis é mais cativo, são senhoras, o pessoal que já está em casa. Nos outros horários, o público é diferente e migra mais facilmente. Procura outros tipos de entretenimento”, comenta Maria Cristina Palma Mungioli, professora da Escola de Comunicação e Artes da USP.

“Eta Mundo Bom! teve uma história cativante que mexeu com arquétipos de valores familiares. Já Velho Chico não teve uma trama boa, patinou, se arrastou, não andou. Os personagens não eram tão carismáticos quanto os de Eta Mundo Bom!. Vale a pena dizer que Eta Mundo Bom! teve tudo que Velho Chico não teve”, observa Nilson Xavier, autor do Almanaque da Telenovela Brasileira.

Veja também

🚨 Ana Maria REJEITA Davi na Globo e detona o que pensa + Adeus de Mion em canal e Fernanda DESMASCARADA    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Aloizio Júnior ingressou na faculdade de Direito, mas é encantado por Medicina e hoje em dia é um vestibulando. Falar sobre TV sempre foi um hobby e faz isso desde 2008. Atento sobre todas as novidades no mundo da TV, entrou para a equipe do TV Foco em agosto de 2012.