Se tem uma coisa que já ficou bem clara na televisão, é que não importa o status de um apresentador ou a simpatia que o público tenha com ele; se a atração comandada não tiver um conteúdo que agrade o telespectador, a audiência não irá corresponder por muito tempo.
Na própria Record, Gugu é prova disso. Na sua reestreia na emissora, em fevereiro, o apresentador surpreendeu até os mais otimistas ao registrar 17 pontos de média. Monótono, sempre apostando no assistencialismo e apelo emocional, o programa do apresentador chega agora a registrar 5 pontos, menos da metade da audiência de estreia.
Isso já havia acontecido com Gugu na sua primeira passagem pela emissora em 2009, quando estreou com alta audiência, mas sem grandes atrações e criatividade, derrubou seus índices com o passar do tempo e acabou saindo do ar. Isso prova que o apresentador tinha um grande público. No entanto, por mais que seja considerado um dos melhores comunicadores do Brasil e possua bastante prestígio, Gugu não conseguiu e não consegue sustentar a audiência do programa apenas com a sua figura particular.
Esta afirmação de que o conteúdo é determinante para a audiência de um programa pode parecer óbvia para alguns. No entanto, queria destacar o discurso de alguns executivos da Record que vai na contramão disso. Durante o período de negociações da Record com Xuxa, surgiram algumas informações, de que houve um racha na direção da emissora. Alguns discordavam da assinatura de vínculo com a apresentadora. Já os que concordavam e se empenhavam na sua contratação, alegavam que Xuxa “é sinônimo de audiência”. A verdade é que o próprio passado recente da apresentadora contradiz isso. Um dos principais motivos para que a loira fosse parar na “geladeira” da Globo, foi a baixa audiência do seu último programa, o “TV Xuxa”.
Por cinco anos consecutivos (de 2008 a 2013), o programa “Estrelas”, comandado por Angélica, e que antecedia a atração de Xuxa aos sábados na Globo, chegou a registrar mais audiência que o “TV Xuxa” na média anual. Com um formato “frágil”, o programa comandado pela “Rainha dos baixinhos” ainda chegava a perder para o “Pica-Pau”, desenho da Record.
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Agora, a emissora da Barra Funda promete uma “Xuxa como você nunca viu”. É praticamente certo que as primeiras edições do programa devem explodir na audiência, principalmente na estreia. Esta, aliás, é a edição fundamental para fisgar o público e fazê-lo decidir se será ou não uma boa opção para acompanhar a longo prazo. Porém, se o formato do programa seguir o clichê televisivo atual e não possuir boas atrações para o público durante cada edição, a tendência é que em pouco tempo, o “Xuxa Meneghel”, que estreia nesta segunda (17), apresente uma queda abrupta e gradual, a exemplo do próprio Gugu.
Xuxa é um das personalidades mais populares do Brasil e a Record usará isto a seu favor. No entanto, a emissora dos bispos não pode se apegar apenas a este fato e se esquecer que o que vale na televisão é o conteúdo e não apenas uma determinada figura. Os fatos estão aí pra provar isso.
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