Globo investe alto em cenografia e figurinos de Deus Salve o Rei, novela das sete medieval


Rodolfo (Johnny Massaro) em Deus Salve o Rei (Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)
Amália (Marina Ruy Barbosa) e Diana (Fernanda Nobre) em Deus Salve o Rei (Foto: Globo/Marília Cabral)
Amália (Marina Ruy Barbosa) e Diana (Fernanda Nobre) em Deus Salve o Rei
(Foto: Globo/Marília Cabral)

A Globo investiu alto na próxima novela das sete,  Deus Salve o Rei, que teve a produção de figurino envolvida em um grande trabalho de pesquisa da figurinista Mariana Sued e sua equipe, além dos cenários medievais.

“Foram cinco meses somente de pesquisa. Foi necessário, é claro, entender a época, apesar de sabermos que não é uma reconstrução histórica. E procurei também diversas outras fontes de inspiração para formar a identidade visual das personagens para, assim, ajudar a contar a nossa trama”, explica Mariana, que detalha que buscou referências que vão desde as artes plásticas até a moda contemporânea. “Temos em torno de 5 mil peças. Para chegar ao resultado final, fiz uma pesquisa com mais de 12 mil imagens de muitas fontes diferentes (livros, museus, editoriais de moda, filmes, séries, entre outros)”, conclui.

Cenografia de Deus Salve o Rei (Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)
Cenografia de Deus Salve o Rei
(Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)

+ Globo tem dificuldade para encontrar locação principal de nova série

Para diferenciar os reinos de Artena e Montemor, Mariana marcou com diferentes cores a identidade visual de cada um. Os habitantes de Artena usam tons mais frios, puxando pelo azul, violeta, cinza e prata. Já os habitantes de Montemor têm uma paleta com vários tons de vermelho, marrons, verdes e dourado. “Estamos usando as cores para ajudar a criar um clima diferente para cada reino”, explica a figurinista, destacando que “a maior parte das peças está sendo produzida nos Estúdios Globo com equipes de costura e adereços, que se dedicam não só à confecção, como também ao tingimento, envelhecimento e composição de acessórios em couro e bijuteria”.

Constantino (José Fidalgo), Catarina (Bruna Marquezine) e Istvan (Vinicius Calderoni) (Foto: Globo/Sergio Zalis)
Constantino (José Fidalgo), Catarina (Bruna Marquezine) e Istvan (Vinicius Calderoni)
(Foto: Globo/Sergio Zalis)

Para a princesa Catarina (Bruna Marquezine), foi pensado um figurino com linhas mais retas, além de decotes e fendas. “Nos inspiramos em cores de pedras preciosas (como pirita, silício, ametista), e os acessórios de mão e colares também são parte muito importante do visual dela”, adianta. Já a plebeia Amália (Marina Ruy Barbosa) é bem clássica, com roupas compostas por corsets, saias rodadas e aventais. “Com cores bem intensas e acabamentos mais rústicos. Os acessórios também são mais rudimentares”, conta. No caso de Afonso (Rômulo Estrela) há dois momentos. Primeiro, como príncipe e, depois, plebeu. “O de príncipe é bem sóbrio, com pouca variação. Quase militar. Ele vai usar muita lona e couro em preto e vinho, que são cores de Montemor. Quando vira plebeu, ele até mantém as cores de Montemor, mas passa a usar muito marrom em tecidos mais rústicos”, finaliza.

Veja também

Afonso (Rômulo Estrela) em Deus Salve o Rei (Foto: Globo/Cesar Alves)
Afonso (Rômulo Estrela) em Deus Salve o Rei
(Foto: Globo/Cesar Alves)

Deus Salve o Rei trata das escolhas e suas consequências, e questiona o poder do destino na vida das pessoas. “É uma novela que parte de uma linha dramática destes dois reinos, que dependem um do outro, e num determinado momento entram em conflito. Partimos do drama para chegar no humor”, explica o diretor artístico Fabrício Mamberti.

A novela

Rodolfo (Johnny Massaro) (Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)
Rodolfo (Johnny Massaro)
(Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)

“A novela é uma trama medieval que tem como ponto de partida dois príncipes que não querem o trono. É uma história que tem já, na essência, um elemento muito dramático e muito cômico entre esses dois príncipes, irmãos: um com medo de ser rei e outro abdicando ao trono por amor a uma plebeia”, complementa o autor Daniel Adjafre.

A próxima novela das sete, Deus Salve o Rei, trata das escolhas e suas consequências, e questiona o poder do destino na vida das pessoas. Tem autoria de Daniel Adjafre, que faz sua estreia em novelas, e direção artística de Fabricio Mamberti.

🚨 BBB24: Separação? Davi deixa Mani de lado e ela estaria arrasada + Bia é contratada pela Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.