Nubank: confira tudo sobre o banco

Nubank: confira tudo sobre o banco

“Chegou ao fim”: O anúncio oficial do Nubank ao confirmar encerramento de serviço bancário aclamado

Nubank emitiu comunicado oficial sobre fim de serviço aclamado (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)
Nubank emitiu comunicado oficial sobre fim de serviço aclamado (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)

Nubank informou fim de um dos serviços mais aclamados oferecidos pela fintech

E o banco digital Nubank, visto como uma das principais fintechs, informou de forma oficial através do seu site o fim de um dos seus serviços oferecidos mais aclamados.

Nubank (Foto: Reprodução/ Internet)
Nubank é uma das principais fintechs (Foto: Reprodução/ Internet)

Estamos falando do DOC (Documento de Ordem de Crédito), cujo qual é oferecido pelos bancos em GERAL há muitos anos.

Inclusive, antes do Pix dar as caras, era o DOC que fazia o serviço da forma mais efetiva quando o assunto era transferir dinheiro de uma conta a outra.

Em meio ao comunicado o Nubank inclusive informou que “O serviço chegou ao fim” justamente por conta dos avanços tecnológicos.

DOC e TEC são serviços que deixarão de existir nos bancos (Foto Reprodução/Internet)
O serviço de DOC deixará de existir nos bancos (Foto Reprodução/Internet

Acabou pra GERAL

Porém essa situação não é exclusiva da Nubank, conforme mencionamos em matérias anteriores, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que:

Veja também

“A partir do dia 15, deste mês de janeiro, todas as instituições financeiras associadas, incluindo Itaú, BB, Caixa e demais  deixarão de realizar os DOCS”

Inclusive, de acordo com as informações do portal O Antagonista, essa mudança afetará tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas (empresas), marcando o fim de um meio de pagamento tradicional.

MAS ATENÇÃO! Conforme informações oficiais a Transferência Eletrônica Disponível (TED) continuará sendo uma opção válida.

A Febraban também anunciou o fim das operações de Transferência Especial de Crédito (TEC) feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

De acordo com a entidade, e até mesmo com o comunicado emitido pelo Nubank, a data-limite para agendamento de um DOC será até dia  29 de fevereiro, quando o sistema será definitivamente encerrado.

Ou seja, as  instituições financeiras terão até essa data para processar todos os agendamentos feitos pelos clientes, e o roxinho é uma delas!

O “rolo compressor” da Tecnologia …

Como dissemos no inicio desse texto, essas medidas estão sendo tomadas graças a um levantamento feito pela própria Febraban, que apontou a defasagem dos mesmos.

De acordo com os dados do Banco Central, foram efetuadas no ano passado 59 milhões de transações através do DOC, o que representa somente 3,7% do total contabilizado no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

O DOC perdeu até mesmo para os cheques, que foram usados em 202,8 milhões de operações.

Já o TED, que inclusive tem uma forma muito similar ao Pix, cuja diferença é que ele cai até o fim do dia útil, foi usado em 1,01 bilhão de operações.

Pix é o meio de pagamento mais usado no Brasil em 2022, diz Febraban (Foto Reprodução/Olhar Digital)
Pix é a forma de pagamento mais usada no Brasil segundo a Febraban (Foto Reprodução/Olhar Digital

Obviamente que nesta listagem, o PIX ficou como grande campeão, sendo considerado a forma de pagamento mais usada do Brasil, com 24 bilhões de operações.

O presidente da Febraban, Isaac Sidney ainda afirmou que, após o surgimento do Pix (aonde ele promoveu uma alta movimentação e taxa extremamente baixa, ou zero), tanto o TEC como o DOC ficaram extremamente ultrapassados.

Fora isso, a Febraban e os bancos estão em constante avaliação quando a modernização e atualização de todos os meios de pagamentos utilizados no País, a fim de melhorar a conveniência para os clientes

Quais foram as declarações dos bancos tradicionais a respeito do fim do DOC?

De acordo com a InfoMoney, em setembro de 2023 alguns bancos começaram a se pronunciar quanto ao fim do Doc.

O Bradesco e a Caixa em entrevista exclusiva à Info Money, afirmaram que vão seguir o cronograma divulgado pela Febraban, encerrando as operações com DOC do dia 15 a 29 de fevereiro de 2024.

O Santander também informou que começou a desativar o DOC desde o mês de setembro de 2023

O Banco do Brasil disse que a modalidade para Pessoa Física acabou no dia 15 de outubro de 2023.

Já o Itaú Unibanco informou em nota que já desligou toda a modalidade de transferências via DOC para o público de pessoas físicas já em janeiro de 2023, antes mesmo do comunicado da Febraban

Inclusive, vale mencionar, que no início do segundo semestre de 2022, de acordo com o Itaú, as transações nos canais físicos e digitais também já tinham sido desligadas.

Os primeiros canais desligados foram os físicos (caixas e Bankfone), que tinham menor número de transações.

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Lennita Lee

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.