PROIBIÇÃO!

Vômito, órgãos parando e 10 marcas arrancadas: Globo confirma proibição da ANVISA contra ÓLEO nº1 do Brasil

17/06/2024 às 18h35

Por: Kelves Araújo
Globo confirma proibição da ANVISA contra ÓLEO nº1 do Brasil - Foto: Internet
Globo confirma proibição da ANVISA contra ÓLEO nº1 do Brasil - Foto: Internet

A Globo comunicou a proibição contra as 10 marcas tradicionais do óleo nº1 e que você provavelmente consome

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), sem dúvida alguma, é um dos principais órgãos do Brasil quando o assunto diz respeito a fiscalização contra produtos e serviços que possam trazer riscos à saúde dos consumidores. Dessa vez, falaremos da proibição contra ÓLEO nº1 do Brasil confirmada pela Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que, o Ministério da Agricultura e Pecuária cravou o recolhimento de dez marcas de azeite de oliva extravirgem de circulação. A proibição veio logo após a identificação de um esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de produtos fraudados.

Vale dizer que, o azeite é um tipo específico de óleo que é extraído da azeitona, um fruto da oliveira. Ele é rico em ácidos graxos que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, outro diferencial é que ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Assim, fica claro que vale a pena adicionar o azeite em sua rotina e começar a usufruir dos seus benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dez marcas de azeite de oliva são recolhidas - Foto Internet
Dez marcas de azeite de oliva são recolhidas – Foto Internet

Já a respeito das 10 marcas que acabaram sendo barradas, a ação faz parte dos desdobramentos da Operação Getsêmani, de acordo com o portal de notícia da Globo, o G1, divulgadas no último dia (16/03/2024).

Vale dizer que, os azeites fraudados trazem riscos a saúde por não cumprirem as condições de higiene e, isso pode levar a intoxicação com vômitos e pode até mesmo paralisar o funcionamento do intestino ou do estômago.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira abaixo as marcas que deverão ser retiradas de circulação por comerciantes, varejistas e atacadistas:

  • Terra de Óbidos;
  • Serra Morena;
  • De Alcântara;
  • Vincenzo;
  • Az Azeite;
  • Almazara;
  • Escarpas das Oliveiras;
  • Don Alejandro;
  • Mezzano;
  • Uberaba.

Abaixo, veja as empresas importadoras:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comunicado

Vale dizer que, o G1, da Globo, procurou as empresas citadas barradas pela ANVISA e pediu um posicionamento. Algumas empresas disseram que rótulos das marcas de azeite ou rótulos com seus dados estão sendo copiados para uso em produtos fraudados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia (23) de abril, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) disse que, como a operação ainda estava em fase de investigação, “não é possível disponibilizar informações no momento, sob pena de prejudicar o andamento da mesma”.

Dez marcas de azeite de oliva são recolhidas - Foto Internet
Dez marcas de azeite de oliva são recolhidas – Foto Internet

“Porém, asseguramos que, durante a operação de fiscalização, foram encontradas evidências que embasam a decisão de divulgar as marcas de azeite de oliva e os respectivos importadores/distribuidores, conforme Decreto nº 6.268/2007”. Para quem não sabe, o Mapa cumpre às normas da ANVISA

O que a Anvisa fiscaliza?

Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.

Anvisa
Azeite de oliva

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.