AGORA

Corre, dinheiro extra: 11 benefícios garantidos aos trabalhadores CLT para dar fim às dívidas


Registrados com base na CLT têm uma série de direitos (Foto: Agência Brasil)

Profissionais com registro na carteira tem uma série de benefícios garantidos pela lei

Este ano, o Brasil registrou mais de 45,7 milhões de pessoas empregadas em trabalhos formais, com base na CLT. O número vem crescendo significativamente desde o ano passado, segundo o Governo Federal.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Apesar de ser uma das principais questões na vida dos cidadãos, há quem ainda não saiba o que se pode ou não dentro do mercado. Por isso, é preciso ficar atento para não ser passado para trás na hora da contratação.

Dentre as regras da CLT, está a hora extra. Para quem não entende como funciona, o valor das horas que ultrapassam a jornada já combinada é de, no mínimo, 50% a mais do valor normal da hora trabalhada, como aponta a lei.

CLT
CLT garante benefícios como pagamento de hora extra, 13º salário, FGTS e muito mais (Foto: Ministério do Trabalho e Emprego)

Outro montante que é garantido ao trabalhador é o 13º salário. Este, aliás, é o mais aguardado. Mesmo que a pessoa não tenha trabalhado por 1 ano completo, ela tem, sim, direito de receber uma quantia proporcional ao tempo de empresa.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A CLT também propõe concessões como FGTS, que é o depósito feito mensalmente com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, além do seguro-desemprego, garantido pelo governo. Se nada disso for cumprido, cabe uma causa trabalhista!

Veja também

CLT
Segundo o Governo Federal, o Brasil registrou mais de 45,7 milhões de pessoas empregadas em trabalhos formais, com base na CLT (Foto: Divulgação)

Quais os benefícios da CLT?

  1. Salário Família, que é um auxílio pago pela Previdência Social Brasileira.
  2. Descanso semanal remunerado.
  3. Abono salarial.
  4. INSS.
  5. FGTS.
  6. Aviso prévio.
  7. Benefício de transporte.
  8. Seguro-desemprego.
  9. 1/3 das férias.
  10. Férias.
  11. Salário.

🚨 Irmã expõe faturamento de Davi + Fiuk assume relação gay + Silvio Santos divide herança e valores chocam         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br