Salário mínimo: confira tudo sobre o direito

Salário mínimo: confira tudo sobre o direito

13º salário tem segunda parcela LIBERADA e trabalhadores estão em ALERTA com punição aos empregadores

13º salário
13º salário cai completo até 20 de dezembro (Foto: Montagem TV Foco)

Este mês, já cai na conta a segunda parcela do 13º salário, que é de direito dos trabalhadores

O 13º salário é uma verdadeira salvação na vida dos brasileiros. Esperado durante o ano inteiro, esse dinheiro extra acaba sendo usado para pagar as contas ou, para quem está livre das dívidas, fazer uma boa viagem no Réveillon.

A primeira parcela deveria ter sido paga pelas empresas aos contratados até o dia 30 de novembro, como é garantido como direito pela CLT. Já a segunda, deve ser depositada até 20 de dezembro. Se o prazo não for cumprido, há consequências.

Segundo o Serasa, o empregador que não fizer o pagamento das parcelas do 13º na data prevista, deve ser denunciado ao Ministério do Trabalho. Isso, para quem não sabe, pode render o pagamento de uma multa de R$ 170,25 aos funcionários.

13º salário
Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até o dia 30 de novembro; já a segunda vem até 20 de dezembro (Foto: Governo Federal)

Assim como no pagamento salarial mensal, a bonificação também tem a cobrança do Imposto de Renda e da contribuição do INSS, além do FGTS. Para alguns trabalhadores, o valor pode despencar, já que é proporcional aos meses trabalhados com mais de 15 dias.

Ou seja, se o contratado ainda não tem 1 ano de empresa, ele receberá apenas o que for contado pelo tempo de prestação de serviço. Já aqueles com mais de 15 dias de faltas sem justificativa, poderão ter descontados uma fração do valor total que tem a ser recebido.

Veja também

13º salário
O pagamento do 13º salário é de direito do trabalhador, com base nas normas da CLT (Foto: Governo Federal)

Qual o atual valor do salário mínimo no Brasil?

O salário mínimo teve um novo ajuste que passou a ser válido em maio deste ano, já sob as ordens do atual presidente Lula. Agora, trabalhadores recebem a partir de R$ 1.320,00 por mês.

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

13° salário

Quem escreve

Lucas Brito

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]