CONFIRA

14º do INSS: Lista de quem está apto a receber e a confirmação sobre o pagamento AGORA em 2024


O INSS é a instituição pública responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios previdenciários (Foto: Agência Brasil)

Caso o benefício fosse aprovado, milhões de beneficiários do INSS seriam contemplados

O 14º salário tem sido um dos assuntos mais comentados entre os brasileiros nos últimos anos. A proposta inicial começou na época da pandemia da Covid-19, quando, por meio do INSS, o governo pretendia ajudar as pessoas que poderiam ser lesadas financeiramente junto a crise econômica que apareceu naquele cenário.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Desde 2020 esse projeto está em trâmite, mas, nenhum passo que realmente destaque que ele será aprovado aconteceu desde então. Por isso, muitas pessoas buscam saber todos os dias se o projeto está para ser aprovado ou se teve algum andamento, com o intuito de conseguir um salário extra no fim do ano.

Potenciais beneficiários

Inicialmente, segundo o portal ‘Acordo Certo’, o pagamento de um 14° salário do INSS abrangeria de forma ampla aqueles que recebem benefícios previdenciários. Sendo destinado aos aposentados, pensionistas e beneficiários do auxílio-reclusão, auxílio-acidente e auxílio-doença. Tendo como foco aqueles que recebiam até 2 salários mínimos mensais.

Previdência Social - INSS (Foto: Reprodução, Rádio Pampa)
Previdência Social – INSS (Foto: Reprodução, Rádio Pampa)

No entanto, vale destacar que, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia (RMC) não terão acesso a este abono extra. Isso porque são benefícios assistenciais do Governo Federal, logo, sem caráter previdenciário. Esses grupos não têm direito ao 13° e também não teriam ao décimo quarto.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Nova idade mínima para se aposentar no INSS (Reprodução/Foto: INSS/Divulgação)
INSS – (Reprodução/Foto: INSS/Divulgação)

Caso futuramente o projeto seja revisto para uma nova implementação, talvez os parlamentares incluam os trabalhadores e prestadores de serviço normalmente.

Veja também

Qual a atual situação do 14° salário?

Segundo o ‘Correio de Minas’, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, confirmou que o presidente Lula se pronunciou sobre o 14º salário do INSS. Assim, segundo ele, o orçamento atual não comportaria a implementação deste benefício em 2024. Além disso, mesmo se houvesse recursos suficientes, a aprovação em todas as etapas de votação ainda não foi concluída.

Última atualização do Projeto de Lei sobre o 14° salário do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
Última atualização do Projeto de Lei sobre o 14° salário do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Sendo assim, ainda não há uma previsão exata de quando o 14º salário será aprovado e implementado, o que faz com que a população interessada esteja atenta às atualizações sobre o assunto. Aliás, a última movimentação no projeto ocorreu ainda em 2022. . O projeto segue em análise e seria realmente o sonho dos brasileiros que aguardam uma confirmação.

🚨 Davi troca medicina por programa na TV + Piovani ESCULACHA Neymar + Mion reage a boatos de traiç@o         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br