Salário mínimo: confira tudo sobre o direito

Salário mínimo: confira tudo sobre o direito

Pagamento do 14º salário: As 3 liberações do abono confirmadas à lista de CPFS em 2023

As 3 liberações do abono confirmadas à lista de CPFS em 2023 - Foto: Reprodução/Montagem

A notícia mais esperada para milhares de brasileiros chega como presente à lista de CPF’

Todos os anos, os trabalhadores formais no Brasil são agraciados com 12 salários, além de um décimo terceiro na conta. Todavia, existe outro benefício que caiu como um presente e vem dando o que falar: o 14º salário!

Para quem não está por dentro, o Projeto de Lei de n.° 4.367 de 2020, trata a respeito do pagamento do décimo quarto salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Entretanto, enquanto o benefício extra segue em análise e não é aprovado para todos, alguns CPFs tem sido agraciados com o abono direto na conta em 2023.

Acontece que muitas instituições bancárias estão oferecendo a antecipação do 14º salário do INSS aos aposentados e pensionistas. O fato é que, em meio ao aperto financeiro, muita gente tem aceitado o valor antecipado, mesmo sem informação oficial alguma de que o PL vai ser aprovado.

Todavia, os beneficiários precisam estar em alerta, visto que o dinheiro antecipado se trata de um empréstimo e muitos não sabem desse detalhe. O empréstimo possui uma taxa de juros super alta, podendo gerar o endividamento dos aposentados e pensionistas, segundo o portal ‘Correio de Minas’.

Veja também

14° salário. Foto: Reprodução/Internet
14° salário. Foto: Reprodução/Internet

Além dos bancos, quem também pagará um 14º salário será a Receita Federal. Em tese, os trabalhadores com salário igual ou superior a R$ 2.112, que realizam a declaração completa do Imposto de Renda e que investem em previdência privada, possuem direito ao pagamento.

O fato é que, aqueles que investem nesse tipo de aplicação podem receber a dedução fiscal de até 12% da renda tributável do IR. Os brasileiros com conhecimento disso já receberam um salário extra em 2023, mas, os que não sabiam podem receber em 2024.

Outros CPFs que também podem receber o benefício se tratam de servidores do Estado da Paraíba. Acontece que o governador João Azevêdo (PSB) anunciou recentemente, o calendário do abono natalino e de pagamento aos trabalhadores.

De acordo com o mandatário, R$ 2,24 bilhões serão adicionados na economia da Paraíba na reta final de 2023. O valor será destinado para uma série de pagamentos, incluindo o 14º e 15º salários dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor.

Quando o 14° salário vai ser pago?

O 14° salário INSS é no Projeto de autoria do Deputado Federal Pompeo de Mattos, criado pela Lei n.° 4.367 de 2020.

Ele solicita a liberação de um pagamento extra por ano, no período em que perdurou a pandemia de Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, além do décimo terceiro salário.

Apesar das grandes expectativas pelo saque do benefício, tudo ainda não passa de um sonho de milhões de brasileiros.

 

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA