Salário mínimo: confira tudo sobre o direito

Salário mínimo: confira tudo sobre o direito

14º salário do INSS a aposentados: A situação atualizada sobre aprovação, valor do benefício e o que diz Lula

A situação atualizada sobre aprovação do 14º salário do INSS - Foto: Internet
A situação atualizada sobre aprovação do 14º salário do INSS - Foto: Internet

Os aposentados do INSS aguardam ansiosamente o sonhado pagamento do benefício

Estamos chegando na reta final de 2023 e, juntamente com o encerramento de mais um ciclo, muitas expectativas estão na bagagem de todos os brasileiros. Inclusive, quem aparenta estar para lá ansioso são os aposentados, que aguardam ansiosamente o tão sonhado 14º salário.

Para quem não sabe, o Projeto de Lei sobre o pagamento do benefício aos aposentados do INSS, está em análise desde 2020. O PL estabelece um salário extra por 2 anos, tempo de duração da pandemia de Covid-19 no Brasil e que afetou muito a vida de aposentados e pensionistas que foram obrigados a sustentar os lares nesse período.

Segundo o portal ‘Ache Concursos’, ficou definido um valor máximo para o abono, sendo limitado em até 2 salários mínimos, que atualmente correspondem a R$ 2.640,00. Dessa forma, os que recebem mais que o limite ficariam restritos a quantia.

O projeto segue aguardando votação na Câmara há bastante tempo e ainda deve passar por apreciação conclusiva das comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

É importante frisar que, para se tornar oficial, o 14º salário deve passar pelas câmaras dos Deputados e do Senado, além de ser sancionado pelo presidente Lula.

Veja também

A real situação de pagamento do 14° salário do INSS (Foto: Reprodução, G1)
A real situação de pagamento do 14° salário do INSS (Foto: Reprodução, G1)

O que Lula diz sobre o 14º salário?

Enquanto o clima ainda é de muita expectativa, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, relatou que o presidente da República, Lula, falou a respeito do benefício do INSS. De acordo com ele, o orçamento atual do Governo não permitiria o pagamento do benefício em 2023.

Outro ponto a ser levado em consideração é que, mesmo se houvesse recursos suficientes para o abono, a aprovação em todas as etapas de votação ainda não foi concluída.

Em tese, não há uma previsão exata de quando o 14º salário deve ser aprovado e implementado aos aposentados do INSS, o que faz com que a população interessada apenas cruze os dedos e torça para que o pagamento ocorra o mais rápido possível.

Lua é o atual presidente do Brasil - Foto: Reprodução/Internet
Lula é o atual presidente do Brasil – Foto: Reprodução/Internet

🚨 Fátima Bernardes na Record + Thais Fersoza expõe farsa no BBB24 + Globo obriga Rodriguinho a se "humilhar" por Davi

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA