Agora

Agora

Martelo batido, lei do 14º salário do INSS: Lista de aposentados estão proibidos de terem o benefício

INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)
INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)

14º salário do INSS tem martelo batido e já saiu a lista dos aposentados que não receberão

Há um projeto de lei que tramita a câmara sobre o 14º salário do INSS, que começou lá atrás no governo Bolsonaro e até agora não teve nenhum andamento.

Acontece que no auge da Pandemia, o objetivo do 14º salário do INSS era dar uma ajuda aos aposentados e pensionistas que estavam parados devido ao Lockdown.

Desde então o projeto tramita na câmara, mas até agora não foi aprovado e não tem previsão de aprovação, aliás, o Ministro do governo Lula já disse que teria que ser melhor estudado mas não cabe no teto orçamentário.

MAS QUEM RECEBERIA?

Segundo informações do site BX Blue, se o décimo quarto salário para aposentados fosse aprovado, ele, em teoria, seguiria a mesma regra de pagamento do décimo terceiro salário. Ou seja, o benefício seria disponibilizado para as pessoas beneficiárias do Regime Geral da Previdência Social (RGPS). Isso incluiria:

  • aposentados;
  • pensionistas;
  • beneficiários do auxílio-acidente;
  • beneficiários do auxílio-reclusão;
  • beneficiários do auxílio-doença.

Atualmente, os beneficiários que não tem 13º são os que tem benefícios assistenciais: como é o caso dos amparos ao idoso e ao portador de deficiência.

Veja também

Esse 14º salário passou a ser um dos maiores sonhos do aposentado e pensionista do INSS isso porque seria mais uma forma de conseguir um dinheiro extra, assim como o 13º salário sempre veio em voa hora para ajudar aqueles que utilizam dos benefícios do INSS.

🚨 Estrela nas tardes do SBT + Ana Hickmann pode ter contas bloqueadas + Família Record tem barraco