INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

Martelo batido e definição: 14º salário do INSS tem novidade, quem vai receber e você precisa saber disso

14º salário do INSS tem novidade - Foto: Internet
14º salário do INSS tem novidade - Foto: Internet

O benefício vem sendo aguardado com muita expectativa pelos beneficiários do INSS

Inegavelmente, o INSS é fundamental na vida de milhões de brasileiros. A autarquia é bastante conhecida por trabalhar com um assunto que todos amam: dinheiro!

O órgão, para quem não sabe, é responsável pelo pagamento da aposentadoria e outra gama de benefícios aos trabalhadores. E por falar nele, um assunto que tem gerado muitos burburinhos nos últimos tempos vem sendo o aguardado 14º salário. 

Vale lembrar que, o abono foi proposto pelo Deputado Pompeo de Mattos no Projeto de Lei 4367/2020, que visa aos aposentados o benefício em um prazo de dois anos. Depois de várias etapas na Câmara dos Deputados, o PL também foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 2022.

Agora, o benefício está sendo avaliado para seguir ao Senado Federal. Caso seja aprovado, será encaminhado para sanção ou veto do atual presidente Lula (PT).

De acordo com informações do portal ‘BC News’, a previsão do projeto é que o valor do 14º salário seja nada menos que o dobro do valor recebido anualmente estipulado na lei. Em tese, os beneficiários ganharão dois pagamentos equivalentes ao 13º salário, com teto de 2 salários mínimos.

Veja também

Verdade confirmada sobre pagamento do 14º salário do INSS – Foto: Internet

QUEM RECEBE O ABONO

Após sua aprovação, o benefício é pago aos aposentados, pensionistas e beneficiários do auxílio-reclusão, auxílio-acidente e auxílio-doença. Vale lembrar que, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia (RMC), não será agraciado com o novo montante.

Lula vai pagar o 14º salário?

O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, que foi nomeado por Lula, deu um parecer sobre o assunto. Segundo o que foi publicado pelo Jornal JF, ele afirmou que o pagamento em 2023 certamente não será pago, por conta da falta de orçamento.

“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, porque senão o governo não aguenta”, disse ele.

Carlos Lupi e Lula (Reprodução: Internet)
Carlos Lupi e Lula (Reprodução: Internet)

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Taís Araújo

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: