ALERTAS

2 mudanças cruciais no FGTS: Saiba o que pode afetar o direito ao saque dos CLTs

FGTS (Foto: Reprodução / Gov / Montagem TV Foco)

FGTS é um porto-seguro aos CLTs (Foto: Reprodução / Gov / Montagem TV Foco)

Quem trabalha de carteira assinada (CLT) conta com alguns benefícios, entre eles o FGTS

2 mudanças cruciais no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) irão afetar diretamente ao saque dos trabalhadores CLTs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço atua a partir dos depósitos mensais do empregador durante o vínculo de trabalho.

O montante funciona como uma espécie de poupança, sendo sacado apenas em algumas situações. Agora o governo planeja algumas mudanças no FGTS em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de informações do portal FDR e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em benefícios, detalha agora 2 mudanças cruciais no Fundo de Garantia.

QUAL É A PRIMEIRA MUDANÇA CRUCIAL?

De fato, desde o ano de 2020, o saque-aniversário do FGTS é uma alternativa para trabalhadores CLTs, que buscam um suporte financeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, a cada um ano, a modalidade permite retirar uma determina parcela do Fundo de Garantia no mês de aniversário do empregado.

Porém, poucos trabalhadores sabem que é possível realizar a antecipação do saque-aniversário do FGTS através de um empréstimo da Caixa ou outras instituições financeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, o trabalhador que optar por antecipar o saque poderá garantir cinco benefícios caso opte pela Caixa. Veja cada um deles:

Saque-Aniversário do FGTS (Foto: Reprodução / Gov / Montagem TV Foco)

AFINAL, QUAL A ÚLTIMA MUDANÇA CRUCIAL NO FGTS?

No início, o FGTS era utilizado apenas em caso de demissão sem justa causa (saque-rescisão). Porém, outras modalidades foram criadas, facilitando o acesso ao recurso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, ocorre que a outra notícia crucial é a possibilidade de fim do saque-aniversário, com isso os trabalhadores poderiam sacar o recurso até então bloqueado.

Portanto, o fim dessa modalidade poderá aproximar o FGTS de seu real objetivo: servir como um auxílio ao trabalhador que perdeu o seu emprego, garante Luiz Marinho (ministro do Trabalho e Emprego).

Nesse caso se o trabalhador for demitido, não tem direito ao saque. Porém, o fim é apenas uma hipótese, não há nada confirmado.

Luiz Marinho, Ministro do Trabalho (Foto: Reprodução / Gov)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

FGTS e trabalhadores (Foto: Reprodução / Gov / Canva / Montagem TV Foco)

Veja mais notícias envolvendo o FGTS “clicando aqui”.

Autor(a):

Sou bacharel em Teatro e Jornalismo e pós-graduado em Cinema e Audiovisual. Completamente apaixonado por comunicação, já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como apresentador do TV Foco no YouTube. Contato: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile