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R$ 15 mil: 2 pagamentos do Banco do Brasil são confirmados com 3 alertas aos idosos com mais de 60 anos


Banco do Brasil - Foto: Internet

Confira detalhes sobre os pagamentos envolvendo o Banco do Brasil

E na noite desta quarta-feira (13), o TV Foco relembra sobre dois pagamentos do Banco do Brasil a idosos, com direito a nada mais, nada menos que três alertas.

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Pois bem, para melhor entender sobre o assunto, vocês irão conferir tudo sobre duas vezes em que o Banco do Brasil foi condenado em casos de golpes de terceiros contra idosos envolvendo o nome do banco.

De acordo com informações do portal O Tempo, em nota divulgada em fevereiro deste ano de 2024, um idoso ganhou uma ação na Justiça contra o Banco do Brasil, que ele acusou de não proteger adequadamente suas informações.

Sendo assim, a empresa acabou tendo que ressarcir R$ 88 mil ao cliente, além de pagar R$ 15 mil por danos morais.

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Segundo o que foi divulgado pela fonte, o idoso, que teve sua identidade preservada, recebeu uma ligação de um suposto funcionário do Banco do Brasil.

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Na ligação então a pessoa pedia a confirmação uma compra no cartão de crédito de R$ 4.200, cobrada por uma companhia aérea. Como o homem afirmou que a conta não tinha sido feita, o falso funcionário listou dados pessoais e bancários do cliente e pediu que fossem confirmados.

Após isso, já com todo o golpe planejado, a pessoa do outro lado da linha disse que o cartão do cliente havia sido “hackeado” e que, diante disso, o idoso deveria informar sua senha e colocar o cartão de crédito em um envelope lacrado para ser recolhido para uma perícia.

Não passado muito tempo, um motoboy recolheu o embrulho na casa do cliente. No dia seguinte, ao acessar a conta, o idoso descobriu compras de R$ 125 mil em seu nome. Quando o golpe foi descoberto, o banco só devolveu parte do valor.

É importante falar ainda que, por meio de um comunicado, o Banco do Brasil disse que não comenta decisões judiciais.

Em nota, ele listou uma série de medidas de segurança que diz adotar: “utilização da biometria facial e comportamental, modelos que usam algoritmos de inteligência artificial, incentivo de soluções como o BB Code, solução que utiliza a tecnologia QR Code para autorizar transações financeiras”, disse.

O BB também notifica seus clientes sobre o que acontece na sua conta por meio do SMS, ou push ou aplicativo de mensagens. Essas notificações ajudam o cliente a ter ainda mais controle sobre as operações, e, por serem enviadas em tempo real, podem ajudar a identificar rapidamente qualquer movimentação que ele desconheça”.

E pasmem, essa não é a primeira vez que um golpe envolvendo o nome do banco acontece. De acordo com informações do Valor Econômico, em nota divulgada em 2023, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) discutiu  uma questão relevante para as instituições financeiras: a responsabilidade por golpes contra idosos.

O caso envolve o Banco do Brasil, que foi condenado a restituir o valor, atualizado, da fraude cometida contra um casal.

Assim, foi noticiado que: “É mais um dos golpes a que os idosos estão sendo submetidos nesse pais”, afirmou a relatora, ministra Nancy Andrighi, durante a sessão.

Segundo ela, esses goles acabam fazendo as instituições bancárias a tomarem atitudes contra fraudes e abusos.

Nesse caso citado acima, o casal de idosos teve empréstimo realizado na cidade de São Paulo, de forma ilegal, no valor de R$ 59.183,00.

E não para por aí, além do empréstimo, o casal ainda teve subtraído de conta corrente R$ 8.820,80. Mesmo depois de acionarem o banco, ainda foi realizada compra ilegal em Goiânia com o cartão de crédito do casal. A fraude teria sido realizada por meio de ligação telefônica e procedimento em terminal de autoatendimento.

O que fazer em casos de golpes com os bancos?

Sendo assim, confira a seguir os três alertas para aqueles que venham a sofrer algum tipo de golpe com os bancos:

1- As instituições financeiras são responsáveis por instruir os seus clientes contra golpes;

2- A justiça costuma indenizar idosos que são lesados;

3- Clientes, idosos ou não, devem se atentar aos comunicados oficiais dos bancos, desde a pandemia todos os maiores bancos do Brasil tem investido alto no combate a golpes, seja nas redes sociais ou na tv.

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Autor(a):

Eu sou Lana Laysa, Nutricionista por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, servidora pública e Redatora Web. Encontrei na redação uma forma de escrever sobre o que mais amo: o mundo dos famosos e a vida das celebridades. Atualmente escrevo sobre a vida dos artistas por trás dos holofotes da fama e trago informações quentinha sobre o universo da TV brasileira. Meu e-mail é: lanalaysadantas@gmail.com. Minhas redes sociais são: