Veja o passo a passo para reduzir o IPTU no Imposto de Renda
De fato, com a chegada do início do ano, os brasileiros começam a se organizar para o pagamento dos impostos obrigatórios, como o IPTU e o Imposto de Renda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, poucos sabem que, em alguns casos, é possível deduzir o IPTU no Imposto de Renda em 2025. Nesta quinta-feira, 30, você ficará por dentro de todos os detalhes.
Receita Federal e o IPTU
Os proprietários de imóveis devem pagar o IPTU, um imposto municipal obrigatório, mas eles não podem abater esse valor diretamente no cálculo do Imposto de Renda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, algumas situações permitem que o contribuinte use esse tributo para reduzir o impacto fiscal, dependendo da relação entre o imóvel e a geração de receita.
Mas, como é possível reduzir?
De acordo com informações do portal E-Investidor, do Estadão, proprietários de imóveis alugados podem deduzir o valor do IPTU do total recebido em aluguéis.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para isso, o contribuinte deve declarar corretamente os rendimentos na seção “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior” da declaração do Imposto de Renda.
Nessa parte, o contribuinte deve informar todos os valores recebidos ao longo de 2024, incluindo o nome, CPF ou CNPJ do locatário, além do endereço do imóvel alugado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outros pagamentos
Dessa forma, além do IPTU, as taxas de condomínio, as despesas com manutenção do imóvel e outras cobranças também podem ser deduzidas.
Para isso, o contribuinte deverá seguir dois passos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Primeiramente, acessar a ficha “Pagamentos Efetuados”;
- Em seguida, registrar os valores correspondentes e guardar os comprovantes de pagamento para eventuais fiscalizações.
Aluguel de imóvel
Por outro lado, quem paga aluguel de imóvel não pode deduzir o IPTU diretamente do seu Imposto de Renda.
Vale lembrar que o valor do aluguel pago será considerado na declaração completa, com um limite de dedução anual de R$ 4.800.
Por fim, para aqueles que optam pela declaração simplificada, que aplica um desconto padrão de 20% sobre a renda tributável, não é possível incluir despesas com aluguel.
Considerações finais
Em resumo, proprietários de imóveis alugados podem deduzir o valor do IPTU do total recebido em aluguéis no Imposto de Renda.
Veja mais notícias envolvendo o IPTU clicando aqui.
Como saber o valor do IPTU 2025?
E por falar no pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, muitos não sabem como verificar o valor de 2025.
A forma mais prática e direta de verificar o valor do IPTU de 2025 é acessando o site da Prefeitura de cada estado.
Veja o passo a passo para o estado de São Paulo:
- Primeiramente, acesse o site oficial da Prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br).
- Em seguida, no menu de serviços, procure pela opção do Imposto ou Consultas.
- Clique em Consultar IPTU.
- Por fim, preencha os dados solicitados e pronto.