ACABOU!
Falência: 2023 termina levando embora rede de supermercado mais amado do Brasil, rival do Pão de Acuçar
08/12/2023 às 6h50
![Imagem PreCarregada](https://stcotvfoco.com.br/2023/12/Capturar-13-1-fotor-202312080353-150x150.jpg)
Rede de Supermercado gigante, rival do Pão de Açúcar acabou se despedindo no ano de 2023 chocando milhares de clientes
E o ano de 2023 está de parabéns quando o assunto é falências, fechamentos e despedidas, E em meados de julho foi “levada embora” mais uma importante e gigantesca rede de supermercados, rival do Pão de Açúcar, que acabou dando um adeus definitivo diante de cenário desafiador.
Antes de mais nada é bom deixar claro que, apesar de ter sido concluída em julho, a notícia já havia sido divulgada em abril de 2023, o que caiu como uma verdadeira bomba e pegando milhares de consumidores de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da gigante Makro, cujo qual estava em solo nacional desde a década de 70 e foi considerado uma das mais marcantes e amados varejistas existentes no mercado.
Passa daqui, passa de lá …
Segundo o Estadão, ainda no ano de 2020, parte das lojas do Makro, administrado pelo grupo holandês SHV, foram vendidas ao Grupo Carrefour Brasil.
Continua após o Veja Também
Veja também
![Justiça crava falência de loja amada após crise (Foto: Reprodução/ Internet)](https://stcotvfoco.com.br/2024/07/Justica-crava-falencia-de-loja-amada-apos-crise-400x200.jpg)
O fim de uma era: Justiça determina falência de loja mais amada pelos brasileiros após crise irreversível
![Governo faz alerta com falência de um dos maiores bancos do país (Foto: Reprodução/ Internet)](https://stcotvfoco.com.br/2024/07/Governo-faz-alerta-com-falencia-de-um-dos-maiores-bancos-do-pais-400x200.jpg)
“Lutamos muito”: Governo emite ALERTA GERAL e decreta falência de um dos maiores bancos do país
![Dois bancos têm fim cravado em país e fecham as portas após falência (Foto: Reprodução/ Internet)](https://stcotvfoco.com.br/2024/07/Dois-bancos-tem-fim-cravado-em-pais-e-fecham-as-portas-apos-falencia-400x200.jpg)
Falência decretada: Dois bancos têm fim cravado em país, fecham as portas e deixa público em estado de alerta
No total foram 29 unidades que custou aos cofres da francesa um total de R$ 1,95 bilhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no ano de 2022, o Grupo Muffato, rede paranaense fundada em 1974, adquiriu 16 lojas e 11 postos de gasolina da mesma rede atacadista.
Vale dizer que na época, a Makro chegou a contratar o Santander para encontrar um comprador para as 24 lojas que ainda possuia no Brasil, esperando angariar R$ 2 bilhões com as unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
![makro internet1 Makro esteve presente no Brasil por mais de 50 anos (Reprodução: Internet)](https://stcotvfoco.com.br/2023/09/makro-internet1.jpg)
Makro esteve presente no Brasil por mais de 50 anos (Reprodução: Internet)
![makro internet Comunicado oficial de despedida da empresa (Reprodução: Internet)](https://stcotvfoco.com.br/2023/09/makro-internet.jpg)
Comunicado oficial de despedida da empresa (Reprodução: Internet)
![Grupo Savenagno também comprou algumas das lojas da varejista (Foto Reprodução/Internet) Savenagno e Grupo](https://stcotvfoco.com.br/2023/09/2515d40b-492e-474f-8e78-056e50c599b5___edc6d5342d6e6d6fb360b809cefce687.webp)
Grupo Savenagno também comprou algumas das lojas da varejista (Foto Reprodução/Internet)
Vale destacar que além de atuar no Brasil desde 1972, como mencionamos, o Makro ainda mantém suas operações em outros países da América do Sul, sendo eles:
- Venezuela
- Argentina
- Colômbia
1-Motivos por trás da saída
A principal razão do Makro ter saído do Brasil foi a competição acirrada do setor alimentício, principalmente do atacarejo (conjunto de redes com foco em atacado).
Ao que parece, a marca apesar de renomada, acabou ficando defasada com a chegada de novos do segmento, que até então, era dominado somente pela holandesa.
Com isso a sua marca acabou caindo na “falência” no Brasil e não teve muita escolha a não ser vender seus ativos e partir de volta para “casa”.
2- Muffato em ação
Segundo o portal Uol, a transação com a Muffato, que teve início em 2022, foi concluída no final de janeiro de 2023 quando o grupo comprou imóveis e alguns ativos das lojas e posto de gasolina do Makro localizados em:
- Guarulhos;
- Marília;
- Piracicaba;
- Presidente Prudente;
- Santo André;
- São Bernardo do Campo;
- São José do Rio Preto;
- São José dos Campos;
- Sorocaba Norte;
- Sorocaba Sul; e
- Taubaté.
Já de acordo com o portal Giro News, a Cade* (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a compra em março deste ano de 2023,
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica é uma autarquia federal brasileira, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, componente do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, ao lado da Secretaria de Acompanhamento Econômico.
Em seu parecer, o órgão concluiu que a operação não acarretou em prejuízos ao ambiente concorrencial. Para o Grupo Muffato, a transação estrou em linha com sua estratégia de expandir para outras localidades, marcando sua estreia na capital paulista.
Já para o Makro, a venda das unidades estava inserida na estratégia do grupo SHV de encerrar sua operação no Brasil. Vale dizer que as demais lojas restantes foram divididas entre o Savegnago e Grupo Pereira.
3- Despedida
Foi em julho de 2023, após terminar de vender suas lojas para o Grupo Muffato, Savegnago e Grupo Pereira, que a Makro Atacadista se despediu oficialmente do mercado brasileiro.
A rede encerrou as atividades de seu site e publicou, na plataforma e nas redes sociais, um comunicado sobre o fim de sua operação no país:
“Há 50 anos iniciamos nossa jornada no Brasil, e em todos estes anos participamos de sua história, da sua evolução e do seu crescimento.
Estivemos sempre ao seu lado e fizemos parte da sua família. Hoje, temos a certeza de ter conquistado um lugar no seu coração.
Nossa operação se despede do Brasil deixando nosso agradecimento a todos clientes, fornecedores e colaboradores que juntos fizeram parte desta história.”
Vale dizer que ao procurar o perfil oficial da Makro Brasil nas redes sociais ele não aparece mais, os únicos perfis ativos são os dos países em que ele ainda opera como Colômbia, Venezuela e Argentina.
Como está a situação da Muffato após a compra da Makro?
Agora, meses após a conclusão da compra da Makro, a Muffato se encontra em constante expansão, para o terror da concorrência.
Vale mencionar que atualmente não existem mais mercados com a bandeira Makro ativas.
Inclusive, em meados de outubro de 2023, segundo o portal Estadão, a empresa deu start nas obras de transformação dos imóveis, e abriu logo na segunda semana daquele mês, a primeira unidade em São José dos Campos.
![Max Atacadista, bandeira da Muffato (Foto Reprodução/Internet)](https://i0.wp.com/vagasdeempregos.biz/wp-content/uploads/2023/09/max-atacadista.jpg?fit=600%2C430&ssl=1&resize=1280%2C720)
Ainda de acordo com o Estadão, a pretenção da paranaense é que se explore cada vez mais a região de São Paulo, sob a bandeira Max Atacadista, marca de atacarejo da companhia.
O que já está caindo com força pra cima de rivais, principalmente de redes como Assaí e o Atacadão (pertencente ao Carrefour) que são um dos mais presentes e fortes do setor no sudeste.
O peso dos atacados …
De acordo com declarações dadas por Ederson Muffato, agora a rede conta com vários modelos de lojas, o tradicional, o gourmet, o hiper compacto e o mencionado atacarejo.
Hoje, o peso do varejo e do atacarejo são os mais explorados pela rede, tendo 50% de cada e se tornará ainda mais forte: “Com a aquisição da Makro, a balança deve pesar mais para o lado do atacarejo e ele se tornará mais relevante na nossa organização”.
Na última década, o modelo do atacarejo tomou o papel do hipermercado, por seu modelo de custos. Ele ainda cresce mais do que o supermercado, mas não é mais o crescimento que vimos entre 2017 e 2021.
Ele ainda afirmou que a aceleração forte desse modelo de loja aconteceu porque era novidade, especialmente em cidades pequenas. Porém, o atacarejo ainda é o maior vetor de crescimento da rede.
Apesar do seu peso relevante, conforme informações divulgadas pela Info Money. para 2024, o grupo prefere fazer projeções mais moderadas.
Segundo o diretor do grupo, diante das adversidades relacionadas ao potencial de consumo da população, apesar do proposito de expansão, ideia agora é retroceder à média história no nível de abertura de lojas: entre cinco e seis novos pontos de venda.
Segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados, o Muffato é o sexto maior grupo supermercadista do país, com um faturamento estimado em R$ 12 bilhões.
🚨 Desespero na Record com chegada de global + Fantástico destruído + Climão entre Bia e Eliana
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.