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Falência: 2023 termina levando embora rede de supermercado mais amado do Brasil, rival do Pão de Acuçar

08/12/2023 às 6h50

Por: Lennita Lee
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2023 é marcado pelo fim de varejista gigantesca no Brasil (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Rede de Supermercado gigante, rival do Pão de Açúcar acabou se despedindo no ano de 2023 chocando milhares de clientes

E o ano de 2023 está de parabéns quando o assunto é falências, fechamentos e despedidas, E em meados de julho foi “levada embora” mais uma importante e gigantesca rede de supermercados, rival do Pão de Açúcar, que acabou dando um adeus definitivo diante de cenário desafiador.

Antes de mais nada é bom deixar claro que, apesar de ter sido concluída em julho, a notícia já havia sido divulgada em abril de 2023, o que caiu como uma verdadeira bomba e pegando milhares de consumidores de surpresa.

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Estamos falando da gigante  Makro, cujo qual estava em solo nacional  desde a década de 70 e foi considerado uma das mais marcantes e amados varejistas existentes no mercado.

Passa daqui, passa de lá …

Segundo o Estadão, ainda no ano de 2020, parte das lojas do Makro, administrado pelo grupo holandês SHV, foram vendidas ao Grupo Carrefour Brasil.

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No total foram 29 unidades que custou aos cofres da francesa um total de R$ 1,95 bilhão.

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Já no ano de 2022, o Grupo Muffato, rede paranaense fundada em 1974, adquiriu 16 lojas e 11 postos de gasolina da mesma rede atacadista.

Vale dizer que na época, a  Makro chegou a contratar o Santander para encontrar um comprador para as 24 lojas que ainda possuia no Brasil, esperando angariar R$ 2 bilhões com as unidades.

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Vale destacar que além de atuar no Brasil desde 1972, como mencionamos, o Makro ainda mantém suas operações em outros países da América do Sul, sendo eles:

  • Venezuela
  • Argentina
  • Colômbia

1-Motivos por trás da saída

A principal razão do Makro ter saído do Brasil foi  a competição acirrada do setor alimentício, principalmente do atacarejo (conjunto de redes com foco em atacado).

Ao que parece, a marca apesar de renomada, acabou ficando defasada com a chegada de novos do segmento, que até então, era dominado somente pela holandesa.

Com isso a sua marca acabou caindo na “falência” no Brasil e não teve muita escolha a não ser vender seus ativos e partir de volta para “casa”.

2- Muffato em ação

Segundo o portal Uol, a transação com a Muffato, que teve início em 2022, foi concluída no final de janeiro de 2023 quando o grupo comprou imóveis e alguns ativos das lojas e posto de gasolina do Makro localizados em:

  • Guarulhos;
  • Marília;
  • Piracicaba;
  • Presidente Prudente;
  • Santo André;
  • São Bernardo do Campo;
  • São José do Rio Preto;
  • São José dos Campos;
  • Sorocaba Norte;
  • Sorocaba Sul; e
  • Taubaté.

Já de acordo com o portal Giro News, a Cade* (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a compra em março deste ano de 2023,

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica é uma autarquia federal brasileira, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, componente do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, ao lado da Secretaria de Acompanhamento Econômico.

Em seu parecer, o órgão concluiu que a operação não acarretou em prejuízos ao ambiente concorrencial. Para o Grupo Muffato, a transação estrou em linha com sua estratégia de expandir para outras localidades, marcando sua estreia na capital paulista.

Já para o Makro, a venda das unidades estava inserida na estratégia do grupo SHV de encerrar sua operação no Brasil. Vale dizer que as demais lojas restantes foram divididas entre o Savegnago e Grupo Pereira.

3- Despedida

Foi em julho de 2023, após terminar de vender suas lojas para o Grupo Muffato, Savegnago e Grupo Pereira, que a Makro Atacadista se despediu oficialmente do mercado brasileiro.

A rede encerrou as atividades de seu site e publicou, na plataforma e nas redes sociais, um comunicado sobre o fim de sua operação no país:

“Há 50 anos iniciamos nossa jornada no Brasil, e em todos estes anos participamos de sua história, da sua evolução e do seu crescimento.

Estivemos sempre ao seu lado e fizemos parte da sua família. Hoje, temos a certeza de ter conquistado um lugar no seu coração.

Nossa operação se despede do Brasil deixando nosso agradecimento a todos clientes, fornecedores e colaboradores que juntos fizeram parte desta história.”

Vale dizer que ao  procurar o perfil oficial da Makro Brasil nas redes sociais ele não aparece mais, os únicos perfis ativos são os dos países em que ele ainda opera como Colômbia, Venezuela e Argentina.

Como está a situação da Muffato após a compra da Makro?

Agora, meses após a conclusão da compra da Makro, a Muffato se encontra em constante expansão, para o terror da concorrência.

Vale mencionar que atualmente não existem mais mercados com a bandeira Makro ativas.

Inclusive, em meados de outubro de 2023, segundo o portal Estadão, a empresa deu start nas obras de transformação dos imóveis, e abriu logo na segunda semana daquele mês, a primeira unidade em São José dos Campos.

Max Atacadista, bandeira da Muffato (Foto Reprodução/Internet)
Max Atacadista, bandeira da Muffato (Foto Reprodução/Internet)

Ainda de acordo com o Estadão, a pretenção da paranaense é que se explore cada vez mais a região de São Paulo, sob a bandeira Max Atacadista, marca de atacarejo da companhia.

O que já está caindo com força pra cima de rivais, principalmente de redes como Assaí e o Atacadão (pertencente ao Carrefour) que são um dos mais presentes e fortes do setor no sudeste.

O peso dos atacados …

De acordo com declarações dadas por Ederson Muffato, agora a rede conta com vários modelos de lojas, o tradicional, o gourmet, o hiper compacto e o mencionado atacarejo.

Hoje, o peso do varejo e do atacarejo são os mais explorados pela rede, tendo 50% de cada e se tornará ainda mais forte: “Com a aquisição da Makro, a balança deve pesar mais para o lado do atacarejo e ele se tornará mais relevante na nossa organização”.

Na última década, o modelo do atacarejo tomou o papel do hipermercado, por seu modelo de custos. Ele ainda cresce mais do que o supermercado, mas não é mais o crescimento que vimos entre 2017 e 2021.

Ele ainda afirmou que a  aceleração forte desse modelo de loja aconteceu porque era novidade, especialmente em cidades pequenas. Porém, o atacarejo ainda é o maior vetor de crescimento da rede.

Apesar do seu peso relevante, conforme informações divulgadas pela Info Money. para 2024, o grupo prefere fazer projeções mais moderadas.

Segundo o diretor do grupo, diante das adversidades relacionadas ao potencial de consumo da população, apesar do proposito de expansão, ideia agora é retroceder à média história no nível de abertura de lojas: entre cinco e seis novos pontos de venda.

Segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados, o Muffato é o sexto maior grupo supermercadista do país, com um faturamento estimado em R$ 12 bilhões.

 

 

🚨 Desespero na Record com chegada de global + Fantástico destruído + Climão entre Bia e Eliana     

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Lennita Lee

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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