TERROR!

2º maior plano de saúde do Brasil dá adeus à 340 mil clientes com ordem da ANS e tem terror confirmado em junho

25/06/2024 às 23h25

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
ANS decreta suspensão de 9 planos de saúde - Foto: Internet

A decisão da ANS atingiu a gigante dos convênios em cheio com terror chegando em junho

É fato dizer que, somos um dos únicos países do mundo que oferece aos cidadãos um serviço de saúde público. Todavia, mesmo com o SUS, há quem prefira gastar com um plano de saúde, ou seja, algo totalmente particular, como é o caso da Unimed e Amil.

E por falar nos convênios, dessa vez falaremos do 2º maior plano de saúde do Brasil, dando adeus à 340 mil clientes com ordem da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e terror sendo confirmado em junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Extra, a Amil, vista como o segundo maior plano e ficando atrás apenas da Unimed, pode precisar indenizar uma média de 340 mil usuários de planos de saúde individuais e familiares do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, pela alienação dos contratos.

É importante frisar que o caso se deu no fim de 2021, quando o convênio anunciou a transferência parcial da carteira para a Assistência Personalizada à Saúde (APS), que pertence ao mesmo grupo empresarial da Amil, o UnitedHealth Group Brasil.

Continua após o Veja Também

Veja também

Amil (Foto: Reprodução/ Internet)
Amil (Foto: Reprodução/ Internet)

De início, a transação foi aprovada pela ANS. Porém, em abril de 2022, a Diretoria Colegiada da agência reguladora determinou que a Amil voltasse a assumir a carteira depois de chegar a conclusão que a companhia já planejava deixar os quadros da APS e “esvaziar” a garantia fornecida para manutenção dos serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com a mesma fonte, o caso foi parar na Justiça em uma ação civil pública por uma associação de usuários da Amil. A defesa defendeu que, após a transferência da carteira, os clientes lidaram com problemas para fazer uso do plano de saúde, como descredenciamento de clínicas e prestadores sem aviso prévio.

A ação foi extinta na primeira instância, visto que a Justiça considerou que a associação não possuía legitimidade para iniciar o processo, sendo afastado pela desembargadora Angela Moreno Pacheco de Rezende Lopes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Amil pode ter que indenizar cerca de 340 mil usuários - Foto: Internet
Amil pode ter que indenizar cerca de 340 mil usuários – Foto: Internet

VEREDITO

No veredito final, ela reconheceu que a operação da Amil trouxe problemas aos usuários, cravando falhas “de transparência e boa-fé”. Lucas Akel Filgueiras , advogado da associação de consumidores, frisou ainda que a desembargadora chegou a julgar o mérito da ação, reconhecendo o direito à indenização dos que foram prejudicados, sem determinação de valores.

Por sua vez, a Amil informou por meio de uma nota oficial que: “não comenta processos judiciais em andamento”. É importante levar em consideração que o plano de saúde ainda pode recorrer da decisão tomada.

Amil é uma das maiores redes de plano de saúde do Brasil (Reprodução: Internet)
O convênio é um dos maiores do Brasil (Reprodução: Internet)

Quais são os melhores planos de saúde do Brasil?

  • Unimed;
  • Amil;
  • Bradesco Saúde;
  • CUIDAR.ME;
  • Hapvida;
  • Porto Seguro Saúde;
  • SulAmérica Saúde;
  • One Health;
  • Santa Helena Saúde;
  • Cruz Azul Saúde.

🚨 Globo arranca Ana e Poeta do ar por R$ 450M + Maju fora do Fantástico na surdina + Ratinho defende ex de Iza    

amil
ANS
Plano de saúde
Kelves Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.