R$ 14 bilhões e no coração de São Paulo: 2 novas linhas e 1 estação colossal são confirmadas pro Metrô e CPTM

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

08/03/2024 10h29

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Novas linhas estão para chegar no Metrô e CPTM (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)

Novas linhas, tanto do Metrô como da CPTM, estão chegando para facilitar ainda mais a mobilidade de residentes do estado de São Paulo

Quem reside em áreas urbanas  sabe o quanto o Metrô assim como os trens da CPTM, são úteis para a mobilidade urbana.

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Criado ainda em 1974 no Brasil, na cidade de São Paulo, as primeiras linhas de Metrô ligavam as estações Jabaquara e Saúde, na cidade de São Paulo, SP.

Já a CPTM começou a sua história em 28 de maio de 1992, após mudanças na Constituição de 1988, quando a empresa herdou as linhas que eram administradas pela Fepasa, de origem estadual, e CBTU, proveniente do Governo Federal.

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Atualmente ela atende  moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.

A CPTM bem como o Metrô tem grande importância quando falamos em mobilidade urbana (Foto Reprodução/Internet)

A CPTM bem como o Metrô tem grande importância quando falamos em mobilidade urbana (Foto Reprodução/Internet)

Aliás a cidade de São Paulo é que tem a maior malha ferroviária do Brasil. No total, são 101,1 quilômetros distribuídos em seis linhas e 89 estações, respondendo por aproximadamente 34% de toda a estrutura sobre trilhos existente no país.

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Apesar de existir metrôs e trem em outros estados brasileiros, o estado de São Paulo continua sendo o de maior destaque quanto isso.

Vale mencionar que o metrô fica ainda mais completo com o fato de fazer integrações com as linhas de trens da CTPM.

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Falando nisso, agora em 2024, 2 novas linhas de Metrô, bem como 1 estação colossal da CPTM estão confirmadas agora em 2024 e prometem facilitar ainda mais o acesso de regiões mais afastadas às areas mais centrais e comerciais.

1- Trem Bala (Campinas- São Paulo)

O leilão para a concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), que prevê ligar São Paulo (SP) a Campinas (SP), ocorrido no dia 26 de fevereiro de 2024, irá finalmente dar andamento ao projeto de trem rápido, mais conhecido como trem bala, que ligará as cidades.

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De acordo com o portal Veja, o governo de São Paulo esperava ao menos duas propostas para o leilão hamado de TIC Eixo Norte, porém não ocorreu.

Isso porque o leilão foi vencido pelo consórcio C2 Mobilidade, liderado pelas empresas Comporte Participações (controlada pela família Constantino, fundadora da Gol) e a chinesa CRRC.

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Elas ofertaram desconto pecuniário no valor de 0,01%.

O projeto, encabeçado pelo governo de São Paulo, compreende serviços de:

  • Operação;
  • Manutenção;
  • Melhorias;
  • Modernização
  • Expansão do transporte público sobre trilhos
  • Além da implantação do trem intermetropolitano (TIM), uma linha paralela, com mais paradas nas cidades do meio, e melhorias na Linha 7-Rubi.

O prazo de concessão será de trinta anos.

Projeto visa criação de Trem-bala" para ligar Campinas a SP (Foto Reprodução/Internet)

Projeto visa criação de Trem-bala” para ligar Campinas a SP (Foto Reprodução/Internet)

A viagem de São Paulo a Campinas deverá ser feita em 1 hora e custar no máximo 64 reais. O governo paulista também deve arcar com 60% dos 14,2 bilhões de reais previstos em investimentos.

De acordo com o edital, o valor máximo de contraprestação é de 8,06 bilhões de reais, e o de aporte é de 8,9 bilhões de reais.

A obra deve ficar pronta entre os anos de 2031 e 2032

Como mencionamos acima, a Comporte Participações pertence ao empresário Nenê Constantino, fundador da companhia aérea GOL, que aliás está em recuperação judicial* e não terá participação na empreitada.

(Para saber mais da recuperação da GOL, clique aqui)

Vale lembrar que em 2023, a Comporte adquiriu a concessão por 30 anos do metrô de Belo Horizonte, que ainda será construído. No período, a receita bruta do grupo aumento 20%, ao sair de 2,8 bilhões de reais para 3,3 bilhões de reais.

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2- Trem intercidade ligando ao coração de SP

Enquanto isso, outro projeto – que também visa ligar regiões mais afastadas à cidade de São Paulo, está mais perto de começar a andar.

Estamos falando da TIC Eixo Oeste, que promete ligar a capital paulista e Sorocaba.

Em entrevista concedida à Folha de São PauloRafael Benini, que é o responsável pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, afirmou que o trem deve ter a audiência pública para o começo de 2025.

De acordo com o portal Metrô-CPTM, o projeto já conta com um estudo encomendado junto ao IFC (International Finance Corporation), ligado ao Banco Mundial, e que vai determinar qual é a proposta de melhor custo-benefício.

Porém esse projeto em específico pode enfrentar alguns problemas, o primeiro deles é que a gestão Doria concedeu a Linha 8-Diamante à ViaMobilidade, ocupando as vias por onde poderiam circular os trens regionais.

Trem Intercidades de Sorocaba pode terminar na estação Pinheiros- linha 4 Amarela do Metrô (Foto Reprodução/Metrô/CPTM)

Trem Intercidades de Sorocaba pode terminar na estação Pinheiros- linha 4 Amarela do Metrô (Foto Reprodução/Metrô/CPTM)

Diferentemente do TIC para Campinas, cuja vencedora também operará a Linha 7-Rubi, o futuro concessionário do trem para Sorocaba terá de manter o serviço paralelo ao trem metropolitano.

Segundo Benini, não haveria grandes problemas para chegar com o trem regional até a estação Presidente Altino, na divisa de Osasco com São Paulo.

O ponto é que o governo Tarcísio de Freitas quer que o TIC tenha uma conexão com uma linha de metrô.

As opções, segundo o secretário, são inúmeras, entre elas um terminal e Água Branca, que era a estação original para os trens regionais no projeto da CPTM.

O mais curioso disso, é que Benini citou outra possibilidade: levar o TIC Eixo Oeste até o coração de SP, a região Pinheiros, onde ligaria a estação com a Linha 4-Amarela.

A margem oposta do rio tem de fato espaço até as faixas da via expressa, mas não está claro como construir uma estação funcional capaz de acomodar os trens e as áreas de ligação com a malha metroferroviária.

Uma das hipóteses seria que ela fosse subterrânea, sob a Marginal Pinheiros no sentido sul. Ou então em área elevada como uma ponte. Nesse caso, a distância até o Metrô e a Linha 9-Esmeralda seria menor.

A expectativa é licitar o projeto até 2026, embora o tempo parece curto para avançar com todos os estudos.

3- Qual outra estação de CPTM está prevista para o estado de SP?

Prevista para ser inaugurada ainda neste ano de 2024, a linha da CPTM, 9-esmeralda, hoje administrada pela concessionária ViaMobilidade, também irá ganhar uma nova linha.

De acordo com o portal Folha de S. Paulo, a estação ficará localizada em região populosa de São Paulo.

Se trata da estação Varginha, que abrangerá o ponto mais ao sul do sistema metroferroviário da capital, a cerca de 4,5 quilômetros da estação Grajaú.

Fora isso, ao lado da estação, está prevista a construção de um terminal de ônibus até o próximo ano de 2025.

A CPTM prevê que a estação atenderá 52 mil passageiros por dia. A maioria deve vir a partir da integração com o sistema municipal de ônibus.

Desde que as obras da extensão da linha tiveram início, ainda no ano de 2013, a previsão de inauguração foi atrasada algumas vezes.

Vale lembrar que, a princípio, a CPTM estimava que a estação estaria pronta no ano de 2022, e postergar a entrega duas vezes ao longo de 2023.

O mesmo local já teve uma estação da linha sul da Fepasa, antiga estatal paulista de transporte ferroviário.

Estação Varginha tem previsão de entrega ainda neste ano de 2024 (Foto Reprodução/Metrô)

Estação Varginha, da CPTM, tem previsão de entrega ainda neste ano de 2024 (Foto Reprodução/Metrô)

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Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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