R$ 14 bilhões e no coração de São Paulo: 2 novas linhas e 1 estação colossal são confirmadas pro Metrô e CPTM

Novas linhas, tanto do Metrô como da CPTM, estão chegando para facilitar ainda mais a mobilidade de residentes do estado de São Paulo
Quem reside em áreas urbanas sabe o quanto o Metrô assim como os trens da CPTM, são úteis para a mobilidade urbana.
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Criado ainda em 1974 no Brasil, na cidade de São Paulo, as primeiras linhas de Metrô ligavam as estações Jabaquara e Saúde, na cidade de São Paulo, SP.
Já a CPTM começou a sua história em 28 de maio de 1992, após mudanças na Constituição de 1988, quando a empresa herdou as linhas que eram administradas pela Fepasa, de origem estadual, e CBTU, proveniente do Governo Federal.
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Atualmente ela atende moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.

A CPTM bem como o Metrô tem grande importância quando falamos em mobilidade urbana (Foto Reprodução/Internet)
Aliás a cidade de São Paulo é que tem a maior malha ferroviária do Brasil. No total, são 101,1 quilômetros distribuídos em seis linhas e 89 estações, respondendo por aproximadamente 34% de toda a estrutura sobre trilhos existente no país.
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Apesar de existir metrôs e trem em outros estados brasileiros, o estado de São Paulo continua sendo o de maior destaque quanto isso.
Vale mencionar que o metrô fica ainda mais completo com o fato de fazer integrações com as linhas de trens da CTPM.
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Falando nisso, agora em 2024, 2 novas linhas de Metrô, bem como 1 estação colossal da CPTM estão confirmadas agora em 2024 e prometem facilitar ainda mais o acesso de regiões mais afastadas às areas mais centrais e comerciais.
1- Trem Bala (Campinas- São Paulo)
O leilão para a concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), que prevê ligar São Paulo (SP) a Campinas (SP), ocorrido no dia 26 de fevereiro de 2024, irá finalmente dar andamento ao projeto de trem rápido, mais conhecido como trem bala, que ligará as cidades.
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De acordo com o portal Veja, o governo de São Paulo esperava ao menos duas propostas para o leilão hamado de TIC Eixo Norte, porém não ocorreu.
Isso porque o leilão foi vencido pelo consórcio C2 Mobilidade, liderado pelas empresas Comporte Participações (controlada pela família Constantino, fundadora da Gol) e a chinesa CRRC.
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Elas ofertaram desconto pecuniário no valor de 0,01%.
O projeto, encabeçado pelo governo de São Paulo, compreende serviços de:
- Operação;
- Manutenção;
- Melhorias;
- Modernização
- Expansão do transporte público sobre trilhos
- Além da implantação do trem intermetropolitano (TIM), uma linha paralela, com mais paradas nas cidades do meio, e melhorias na Linha 7-Rubi.
O prazo de concessão será de trinta anos.

Projeto visa criação de Trem-bala” para ligar Campinas a SP (Foto Reprodução/Internet)
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Autor(a):
Lennita Lee
Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.