CONFIRA

Alerta de malha fina em 2024: 3 tipos de PIX não declarados no Imposto de Renda vão te arrancar uma fortuna

24/01/2024 às 23h11

Por: Redação TV Foco
Imagem PreCarregada
Imposto de Renda é cobrado todos anos, na intenção de reverter dinheiro às ações para a população; existe lista de isentos para 2024 (Foto: Agência Brasil)

Veja os 3 tipos de PIX mais declarados no Imposto de Renda

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre a declaração do imposto de renda via pix e por isso trouxemos hoje alguns fatos sobre essa temática.

Segundo o advogado Henrique Paslar, especialista em tributação da pessoa física do Abe Advogados,  não há nenhum campo no programa do Imposto de Renda para declarar transferências financeiras via Pix, assim como não é preciso declarar TED, DOC e depósitos em dinheiro na boca do caixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, o que precisa ser declarado no IR é o recebimento de rendimentos/ganhos via Pix. “É importante que a gente tenha em mente a origem desse Pix e caso seja um rendimento referente a um trabalho efetuado, é preciso tributá-lo de acordo com a alíquota progressiva de 27,5%”, confirmou ele.

Além disso, o advogado Paslar enfatiza que é necessário fazer o pagamento para os contribuintes que tenham vendido um imóvel com ganho de capital e recebido o dinheiro via Pix, sendo necessário apurar o ganho e declará-lo.

Continua após o Veja Também

Veja também

imposto de renda - foto: reprodução
imposto de renda – foto: reprodução
imposto de renda - foto: reprodução
imposto de renda – foto: reprodução

“Todo e qualquer recebimento de valores via Pix vai estar refletido no informe de rendimentos que o contribuinte recebe da Instituição financeira. Então, o contribuinte tem que se atentar à origem dos recebimentos para eventualmente tributá-los”, confirmou ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo, em linhas gerais, o que define o que deve ou não ser declarado no Imposto de Renda é a natureza do rendimento, e não o meio de pagamento utilizado, como já foi exemplificado aqui.

Qual o calendário da restituição do IR?

Ao que se sabe, até o momento, a declaração do imposto de renda poderá ser entregue entre 15 de março até 30 de maio. A nova faixa de isenção é de R$ 2.112,00 e os contribuintes com até dois salários mínimos tem desconto de R$ 528.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Desespero na Record com chegada de global + Fantástico destruído + Climão entre Bia e Eliana     

Imposto de Renda
pix
Redação TV Foco

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.