REVIRAVOLTA

Proibição da ANVISA, falência e venda à Pague Menos: 3 viradas históricas do mundo das farmácias no Brasil

25/05/2024 às 11h30

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
Venda a Pague Menos e mais: 3 viradas históricas das farmácias no Brasil (Foto: Internet)

Essas três reviravoltas transformaram o cenário farmacêutico no Brasil

Nos últimos anos, o mundo das farmácias no Brasil passou por reviravoltas surpreendentes que mudaram radicalmente o cenário farmacêutico. 

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Desde proibições polêmicas, a falência de gigantes e até mesmo uma estratégia de venda arriscada, algumas transformações foram tão radicais que se destacaram pelo impacto no público e na própria indústria.

Nessa matéria, iremos destacar essas três viradas históricas que redefiniram o mundo das farmácias no Brasil e que, provavelmente, você não conhece os bastidores.

Proibição da Anvisa

Logo da Anvisa e remédio proibido em farmácia - Foto Reprodução Internet
Logo da Anvisa e remédio proibido em farmácia – Foto Reprodução Internet

Em fevereiro de 2024, a Anvisa provocou um grande impacto no mercado farmacêutico ao suspender a venda, distribuição, fabricação e propaganda de dois produtos amplamente promovidos na internet. 

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


O Razagan V12, comercializado pela Vitória Face Comércio de Cosméticos LTDA, prometia aumentar o pênis e o apetite sexual, mas estava incorretamente registrado como cosmético, em desacordo com as normas regulatórias. 

Veja também

E por falar em falência: confira tudo sobre quebra de empresas!

Além disso, a Anvisa proibiu o Gel Lubrificante Íntimo Deslizante para Fisting Anal e Vaginal, vendido pela empresa Diôfer Ousadia e Elegância, que operava sem autorização e não tinha seu CNPJ registrado. 

VALE DESTACAR QUE NÃO foi encontrada nenhuma declaração pública das empresas a respeito das proibições, lembrando que o espaço permanece aberto para qualquer manifestação do lado.

O fim de farmácia tradicional

Rede de farmácias deixa o Brasil (Reprodução: Montagem TV Foco)
Rede de farmácias (Reprodução: Montagem TV Foco)

Outra reviravolta dramática na indústria farmacêutica brasileira foi o fechamento da histórica Botica Ao Veado d’Ouro, localizada na Rua São Bento, em São Paulo. 

Fundada em 1858, por Gustavo Gravenhorst em sociedade com o farmacêutico alemão Gustavo Schaumann, a empresa surgiu em em um cenário animador.

De acordo com o Wikipédia, a cidade de São Paulo possuía cerca de 30 mil habitantes e apenas quatro farmacêuticos para atender toda a população, o que a fez se destacar rapidamente no mercado. 

No entanto, em 2008, ela encerrou suas atividades após se envolver em um escândalo de venda de placebos do medicamento Androcur, usado no tratamento de câncer de próstata.

 Na época, os farmacêuticos alegaram que os comprimidos eram produzidos a pedido de um cliente específico e que não tinham conhecimento do destino final dos produtos.

Contudo, a justificativa não explicou por que o grande volume encomendado não levantou suspeitas, especialmente considerando que a botica não tinha autorização legal para produção em escala industrial.

Por conta disso, os sócios Edgar Helbig e Daniel Eduardo Derkatscheff Vera foram condenados a 13 anos de prisão por produzir placebos do medicamento.

Em 2008, a botica encerrou suas atividades, e seus funcionários e proprietários foram realocados. O escândalo permanece sendo lembrado por muitos paulistanos até hoje.

Pague Menos compra rival

Farmácia Pague Menos (Reprodução/Internet)
Farmácia Pague Menos (Reprodução/Internet)

A terceira transformação aconteceu com a expansão estratégica da rede de farmácias Pague Menos, que adquiriu a Drogajafre – Farmácias e Drogarias Adjafre S/A, a maior rede de farmácias do Ceará.

Na época, segundo o Wikipédia, a rede de farmácias contava com 14 filiais em Fortaleza, sendo uma verdadeira força regional, controlada pela família Adjafre. 

A aquisição pela Pague Menos, uma das maiores redes de farmácias do Brasil, representou um movimento de consolidação que fortaleceu sua presença no Nordeste e aumentou sua competitividade nacionalmente. 

Esta compra redefiniu o mercado farmacêutico local e sublinhou a crescente influência da Pague Menos em todo o Brasil.

Qual a maior rede de farmácias do Brasil?

A maior rede de farmácias do Brasil, de acordo com o levantamento realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP), é a Raia Drogasil (SP). 

Ela mantém a liderança em termos de faturamento. Em seguida, as maiores redes de farmácias no Brasil são:

  1. Raia Drogasil (SP)
  2. Farmácias Pague Menos (CE)
  3. Drogaria São Paulo (SP)
  4. Drogarias Pacheco (RJ)
  5. Big Ben (PA)

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.