ATENÇÃO

Tchau, R$600: 4 alertas chegam para confirmar BLOQUEIO do Bolsa Família em JULHO se você não estiver atento

09/07/2024 às 13h07

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Cartão do Bolsa Família (Foto: Reprodução / Canva)

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal, que atende milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social

Um do grandes medos de quem tem o Bolsa Família é chegar no dia do pagamento previsto e não conseguir sacar os R$ 600 reais por motivo de bloqueio. Afinal, todos os beneficiários contam com o valor para honrar os seus compromissos financeiros.

Porém, se você se enquadra nos pré-requisitos do programa social do Governo Federal, está com o CadÚnico (Cadastro Único) atualizado, saiba que mesmo assim corre o risco de ter o pagamento bloqueado, caso o seu CPF esteja irregular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento registrado pela Receita Federal do Brasil. Todos os brasileiros precisam se inscrever e somente uma vez, onde o número do registro é único e intransferível. Através do mesmo, o cidadão consegue crédito, cumprir os seus compromissos fiscais e também ser identificado.

Esse documento também é fundamental para acesso a serviços públicos, transações financeiras e programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. Porém, o CPF pode ser bloqueado por uma série de motivos, provocando transtornos e prejuízos para quem depende dele.

Continua após o Veja Também

Veja também

Veja os 04 alertas que podem ocasionar o bloqueio do Bolsa Família, não só em julho, mas no demais meses do ano se você não estiver atento, fazendo com que o pagamento do programa social, por exemplo, seja suspenso. As informações são do portal Folha Financeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Duplicidade de CPF: Acontece quando existe 2 CPFs emitidos para a mesma pessoa, geralmente por erro ou fraude;
  2. Inadimplência cadastral: Falhas no cadastro junto à Receita Federal podem bloquear o documento;
  3. Óbito do titular: O CPF é bloqueado após a morte do titular para evitar fraudes;
  4. Dados inconsistentes: Dados incorretos ou divergentes podem resultar no bloqueio do CPF;

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO BLOQUEIO DO CPF?

  • Perda de acesso a benefícios sociais: Com o CPF bloqueado, os pagamentos do Bolsa Família, Auxílio Gás, BPC/LOAS, entre outros concedidos pelo Governo são interrompidos.
  • Impedimento em cadastros: O titular não consegue se inscrever em concursos públicos, programas sociais ou realizar novos cadastros.
  • Dificuldades financeiras: O CPF irregular também atrapalha a obtenção de crédito (empréstimos, financiamentos, cartões de crédito), abertura de contas e realização de transações financeiras.
Regularize o CPF para não ser excluído do Bolsa Família (Reprodução: Montagem TV Foco)
Regularize o CPF para não ser excluído do Bolsa Família (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO BOLA FAMÍLIA PARA O MÊS DE JULHO JÁ ESTÁ LIBERADO?

Os beneficiários do programa aguardam com ansiedade a data do pagamento do seu benefício. Isso possibilita um planejamento financeiro, sendo assim de acordo com informações do portal UOL, as datas já estão disponíveis. Os pagamentos variam conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Confira abaixo:

NIS final 1: 18 de julho;
NIS final 2: 19 de julho;
NIS final 3: 22 de julho;
NIS final 4: 23 de julho;
NIS final 5: 24 de julho;
NIS final 6: 25 de julho;
NIS final 7: 26 de julho;
NIS final 8: 29 de julho;
NIS final 9: 30 de julho;
NIS final 0: 31 de julho;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Bolsa Família
Bolsa Família alerta
Bolsa Família bloqueio
Bolsa Família notícias
Destaque
Diego Laureano

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.