ALERTA GERAL

Bomba aos idosos 70+ e proibição: 4 viradas da CNH chegam aos motoristas


Nova lei atinge valor da CNH em cheio (Foto: Agência Brasil)

Houve mudanças sobre o documento e condutores devem ficar atentos

Um novo alerta está aceso aos novos e antigos motoristas! Desta vez, o Código de Trânsito Brasileiro e a CNH foram atualizados, trazendo algumas informações importantes.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Desde julho do ano passado, a mudança está em vigor e quem não se adequar pode se envolver em sérios problemas. Dentre as alterações, existe uma que é mais urgente, principalmente aos idosos.

Em algumas localidades, a CNH chega a custar até R$ 2,5 mil, somente na categoria B, dos veículos de quatro rodas. Por isso, todo cuidado e atenção ainda é pouco quando estiver com ela em mãos.

CNH
Houve mudanças no Código de Trânsito Brasileiro e na CNH (Foto: Agência Brasil)

Lista de regras já está valendo, segundo nota no Diário Oficial da União

1. Exame psicológico obrigatório para todos os condutores: A avaliação feita por médicos e psicólogos peritos será obrigatória para os motoristas de todas as categorias. Os iniciantes ou aqueles que estão renovando a CNH. Todos!

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


2. Exame toxicológico obrigatório para as categorias: Agora, a exigência faz parte da avaliação inicial para obter a CNH e periódica para validar o documento. O público-alvo são os condutores das categorias C, D e E. Há, claro, prazo de validade.

Veja também

3. Mudanças no prazo de renovação: Neste ponto, os idosos serão os mais atingidos. Com as mudanças, a substituição da CNH será a cada 10 anos para motoristas de até 50, 5 anos para aqueles de até 70 e 3 anos aos que já passam dessa idade.

4. Aviso obrigatório aos cadastrados no SNE: Os condutores do Sistema de Notificação Eletrônica devem cumprir o prazo do exame toxicológico. O Detran deve ser procurado para se regularizar e evitar multas, pontos na carteira e a suspensão da CNH.

CNH
CNH Social, que é gratuita, pode ser solicitada em alguns estados (Foto: Agência Brasil)

Como solicitar a CNH gratuita?

Existe a Carteira Nacional de Habilitação Social, que garante o documento sem custos. São Paulo, Minas, Acre, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Piauí, Amazonas, Pará, Santa Catarina e Paraná já aderiram ao programa.

O projeto é regional. Ou seja, depende do estado de cada um oferecer ou não. Mas, como no mapa acima, boa parte já faz parte dessa ação. Para ter acesso, basta entrar no site do Detran da localidade e se inscrever conforme as regras das vagas que são abertas.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br