CONFIRA

Baratos que saem caro: 5 carros fazem donos CHORAREM no banho, incluindo queridinho da Chevrolet em 2024

13/06/2024 às 18h00

Por: Larissa Caixeta
5 carros fazem donos chorarem, incluindo modelo da Chevrolet (Foto: Reprodução/ Internet)
5 carros fazem donos chorarem, incluindo modelo da Chevrolet (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira quais são os 5 carros que fazem os donos chorarem por tê-los agora em 2024

Não precisa ser um especialista no assunto para saber que existem carros que são uma verdadeira bomba. Isso porque às vezes são muito ruins de manutenção, sendo muito cara ou complexa, a falta de peças de reposição, entre outros pontos. Certamente você já ouviu a famosa frase: “o barato que sai caro”, essa frase nunca fez tanto sentido antes de ser colocada nessa situação. Inclusive, iremos mostrar 5 modelos que fazem os donos chorarem no banho agora em 2024, inclusive, um deles sendo um queridinho da Chevrolet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal ‘Autoesporte’, ao comprar um modelo caracterizado como de difícil manutenção no Brasil, como importados ou esportivos, é importante ter um plano de manutenção. Sendo assim, ter todo um controle, sabendo onde pode se encontrar peças de reposição, quem faça os serviços mecânicos no tipo de modelo. Além das questões do serviço de pós-venda, observando o número de concessionárias no país e se o veículo atende a nossa realidade de combustível e asfalto.

Confira os 5 carros que são até baratos, mas podem sair caros

Chevrolet Captiva

O modelo chegou ao Brasil em 2008, oferecendo um visual elegante, bom nível de equipamentos e propulsores V6 3.6 24V Alloytec, com 261 cv e torque de 33 kgfm (de 2008 a 2010). Importado do México, o SUV saiu de linha em 2017, sendo substituído pelo Equinox. Na Tabela Fipe, os preços do Captiva varia de R$ 36 mil a R$ 90 mil. Segundo o proprietário da Cassio Serviços Automotivos, Cássio Yassaka, apesar de ataente, esse carro pode ser um grande problema para o bolso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Captiva saiu do mercado brasileiro em 2017 e deixou saudade nos motoristas (Reprodução: Internet)
A Captiva saiu do mercado brasileiro em 2017 e deixou saudade nos motoristas (Reprodução: Internet)

“As companhias de seguro não fazem mais a apólice dos modelos 2010, assim como há uma dificuldade de encontrar peças de reposição e de acabamento. Às vezes, o valor do reparo ultrapassa o valor do carro”, diz Yassaka. Além disso, segundo o profissional, o modelo costuma apresentar defeitos de suspensão devido ao nosso asfalto, de transmissão, de luz de injeção acesa devido à qualidade do combustível nacional e de ruídos internos. “Fora isso, atualmente, muitos profissionais não querem nem mexer”, comenta.

Fiat 500

Já esse modelo chegou no país em 2009, importado da Polônia, depois do México, com motor 1.4 8V Fire EVO flex de 88 cv e 12,5 kgfm (etanol), e 1.4 16V Multiair a gasolina com 105 cv e 13,6 kgfm. Com opções de câmbio manual e automatizado, ambos com cinco marchas, ou automático de seis velocidades. Todas as versões deixaram de ser importadas em 2015, retornando em 2017 só com o propulsor 1.4 flex e a caixa manual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fiat 500 - (Foto: Reprodução / Internet)
O Fiat 500 é um dos carros que fazem os donos chorarem – (Foto: Reprodução / Internet)

Além de pequeno e barato, podendo ser encontrado por R$ 51.216 na tabela Fipe, Yassaka destaca o modelo é não é muito recomendado. “Tudo nele é passível de indenização total (PT) em uma eventual colisão, além de existir uma dificuldade nas peças de reposição. Tive um caso de uma cliente que ficou meses com o carro parado aguardando um novo vidro do para-brisa”.

“Além disso, é comum a caixa de direção assistida eletricamente apresentar folgas. Só a caixa de direção custa R$ 2.000, mais a mão de obra para executar o serviço. Outro problemas são as peças de suspensão específicas. É para ser um carro de curtição ou a segunda opção da garagem”, explica Yassaka.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ford Fusion

Esse modelo chegou no Brasil em 2006, vendido inicialmente em versão única SEL com motor de quatro cilindros 2.3 16V de 162 cv e 20,7 kgfm, com câmbio automático de cinco marchas. “É um carro com boa engenharia, só que a falta de peças o torna uma compra não recomendada. Isso é potencializado na versão Hybrid, cujo preço da bateria de íon de lítio é na faixa de R$ 70.000”, fala o profissional. Vale dizer que, na versão Hybrid, o carro pode ser encontrado na casa dos R$ 50 mil.

Ford Fusion (Reprodução: Internet)
Ford Fusion (Reprodução: Internet)

Land Rover Discovery 4

Esse Land Rover chegou no nosso país em 2010, trazendo o modelo mais luxuoso e confortável. Podendo ser encontrado um modelo do mesmo ano em que chegou aqui por até R$ 80 mil, no entanto, todo esse luxo tem sua desvantagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Land Rover Discovery 4 (Foto: Reprodução/ Internet)
Land Rover Discovery 4 (Foto: Reprodução/ Internet)

Segundo o especialista, tudo nessa linha de carros é muito caro, e que para deixá-lo alinhadinho, é necessário desembolsar um alto valor. “Falando de valores, só para descabinar o carro para fazer uma manutenção são gastos entre R$ 10.000 e R$ 12.000 de mão de obra, fora o custo das peças”, explica Yassaka.

Smart Fortwo

Por fim, o Smart Fortwo, que conheceu o mercado automobilístico brasileiro em 2009. Vale dizer que, apesar das pequenas dimensões, o modelo transmitia amplitude interna, com carrocerias coupé, conversível e uma versão esportiva. Segundo a fonte, o modelo nasceu para ser um carro urbano na Europa, sendo no Brasil, um produto exclusivo e de estilo.

O Smart Fortwo é um dos carros de difícil manutenção no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
O Smart Fortwo é um dos carros de difícil manutenção no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

“O primordial é que na hora da compra o interessado deve ter em mente que o valor da manutenção é de um carro da Mercedes-Benz. Lá fora, ele até pode ser acessível, só que no Brasil a conversa é diferente. Apesar do funcionamento da caixa automatizada, ela não costuma apresentar problemas, mas o custo de reparabilidade é semelhante ao de um câmbio automático convencional. Dependendo do componente do smart fortwo que precisar trocar, você ficará na mão do importador”, diz Yassaka.

Qual é o carro mais famoso da Chevrolet?

Sem sombra de dúvidas, o maior sucesso de todos os tempos da Chevrolet, pelo menos, em questão de vendas, é o Corsa. O Chevrolet Corsa, disparadamente, foi o modelo de maior comercialização da GM (General Motors) aqui no Brasil.

carros
Chevrolet
Ford
Importados

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.