INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

Mais de 500 situações ou DOENÇAS: Você pode se aposentar imediatamente no INSS e talvez nem faça ideia

Você pode se aposentar imeditamente no INSS - Foto: TVFOCO
Você pode se aposentar imeditamente no INSS - Foto: TVFOCO

Pare tudo o que você estiver fazendo para conferir as situações e doenças que garantem aposentadoria pelo INSS

Sem dúvidas, chegamos a uma certa idade que tudo o que queremos é conseguir se aposentar pelo INSS. Contudo, muita gente nem imagina, mas é possível passar a receber o benefício antes mesmo de atingir a idade mínima. 

Estamos falando das situações ou doenças que impedem o cidadão de trabalhar. Dessa forma, vocês saberão agora detalhes de como se aposentar pela autarquia, que talvez vocês nem façam ideia.

Antes de mais nada, é importante salientar ainda que o INSS, se trata, em suma, de uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência.

Sendo assim, por meio do portal GOV.BR, o INSS deu detalhes sobre a Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de28 de setembro de 2017 que atualizou a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT).

Vale ressaltar que, dentre mais de 500 situações e doenças, está o burnout, bastante comentado sobretudo após o período de pandemia. A lista também traz transtornos relacionados ao abuso de álcool e café, além de distúrbios musculares.

Veja também

Com isso, caso seja comprovado o seu diagnóstico, você tem que saber que o período de afastamento assegura o pagamento das contribuições do INSS, além de contar para o tempo de aposentadoria. Todavia, para conseguir o auxílio previdenciário por alguma das doenças do trabalho que vamos citar a seguir, é preciso passar pelo passo a passo do INSS, que incluir alguns meios.

Quis doenças podem levar a aposentadoria?

Com isso, de acordo com informações do GOV.BR, confira algumas doenças que podem fazer com que você se aposente antes da idade mínima:

  • Doença Relacionada ao Trabalho;
  • Doença Relacionada ao Trabalho;
  • Linfoma não-Hodgkin, folicular (nodular);
  • Leucemia linfoide;
  • Neoplasia maligna dos ossos e cartilagens articulares dos membros;
  • Radiodermatite Aguda;
  • Osteonecroses secundárias, outras…

Para conferir a lista completa, basta clicar aqui.

Agora que você já tem todas essas informações, você precisa saber também que você deve apresentar um atestado médico que comprove a condição de saúde de uma das doenças do trabalho da nova lista. Esse passo é importante, pois visa a reduzir a fila de espera pelos benefícios previdenciários, proporcionando agilidade e eficiência.

🚨 Rodriguinho arma plano contra Davi no BBB24 + Estrela do SBT na Globo + Record arranca programa do ar após 05 anos

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

INSS

Quem escreve

Bianca Rayla

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: