O QUE ROLOU?!

Fechamento de fábrica e 500 funcionários na rua: Dona da Piraquê mergulha em 2 viradas no início de 2025

Dona da gigante Piraquê, referência em biscoitos, passa por duas grandes viradas neste ano de 2025 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Internet)

Dona da gigante Piraquê, referência em biscoitos, passa por duas grandes viradas neste ano de 2025 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dona das marcas Piraquê e Adria, uma das maiores do segmento alimentício, passa pelo impacto de duas grandes viradas, logo no início de 2025

A M. Dias Branco, uma das maiores fabricantes de massas e biscoitos do Brasil, conhecida por suas marcas mais icônicas, como Piraquê e Adria, anunciou o fechamento da fábrica que ficava localizada em Lençóis Paulista, interior de São Paulo, o que resultou na demissão de aproximadamente 500 funcionários.

Essas duas viradas ocorreram bem no inicio de 2025, o que gerou grande choque no setor. Mas, o que aconteceu para que a gigante tomasse essa decisão? Quais foram os impactos no mercado?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para responder essas perguntas, a equipe especializada em economia e mercado do TV Foco se baseou em informações divulgadas pelo portal O Globo e InfoMoney e traz agora um parâmetro completo do ocorrido.

Fábrica da M.Dias. Branco de Lençóis Paulista, SP (Foto Reprodução/Giro News)

1. Por que a fábrica encerrou suas atividades?

A fábrica de Lençóis Paulista tem uma longa trajetória no setor alimentício. Fundada há mais de 20 anos, a unidade foi adquirida pela M. Dias Branco, através da marca Zabet:

Porém, é bom deixar claro que essa decisão de encerramento não tem ligação alguma com uma falência e sim de uma reestruturação, conforme o comunicado oficial emitido pela própria a M. Dias Branco.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar dessa primeira virada, ainda no dia 6 de janeiro de 2025, em nota, a empresa não apenas explicou tal decisão como afirmou que continua investindo em novas tecnologias e modernizações necessárias, conforme exposto no G1:

“A companhia segue investindo em novas tecnologias e modernizando suas unidades industriais e, como parte desse processo, as atividades de produção da fábrica de Lençóis Paulista serão transferidas para outras unidades, garantindo maior eficiência operacional, redução de custos e agilidade na entrega dos produtos, aumentando sua competitividade no mercado”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2. O que ocorreu com os 500 funcionários demitidos?

Para mitigar os impactos da reestruturação, a M. Dias Branco assegurou um pacote de benefícios aos funcionários demitidos, incluindo cursos de capacitação profissional para facilitar a recolocação no mercado de trabalho.

“A empresa está comprometida em minimizar os impactos da reestruturação. Sempre que possível, a M. Dias Branco busca aproveitar o talento de sua equipe, oferecendo novas oportunidades de trabalho em outras unidades da organização” – Declarou a empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma referência muito forte no mercado

Com sede em Eusébio (CE), a M. Dias Branco possui atualmente 22 indústrias no Brasil, incluindo:

Além disso, a companhia conta com 29 filiais comerciais e emprega cerca de 17 mil funcionários diretos.

Além da Adria e Piraquê, a empresa detém marcas renomadas como:

Inclusive, apesar do fim da fábrica mencionada, o investimento contínuo da empresa no fortalecimento da marca Vitarella foi reafirmado em nota:

“Vitarella é a marca número 1 em vendas de biscoitos no Brasil e seguirá expandindo sua presença. O interior de São Paulo, inclusive, é um dos focos da marca e da M. Dias Branco”.

A M. Dias Branco é referência no mercado alimentício (Foto Reprodução/Internet)

Como foi trajetória de expansão da M.Dias Branco nos últimos anos?

A M. Dias Branco tem expandido cada vez mais os seus negócios, o que se intensificou nos últimos anos.

Biscoito Piraquê (Foto Reprodução/Internet)

Mas, para saber um pouco mais sobre outras empresas e fábricas, clique aqui*.

Quais direitos os funcionários têm quando uma fábrica/empresa encerra suas atividades?

De acordo com o portal Guia Trabalhista, quando uma fábrica ou empresa encerra suas atividades,os funcionários demitidos de fábricas/empresas que encerram suas atividades têm direito a receber as verbas rescisórias devidas, como:

Verbas rescisórias:

Estabilidade por acidente de trabalho: O trabalhador que sofreu acidente de trabalho ou desenvolveu doença laboral também tem direito à estabilidade acidentária, mesmo que a empresa encerre suas atividades. 

Seguro-desemprego: Além disso, o trabalhador pode solicitar o seguro-desemprego se estiver dentro dos períodos de carência exigidos. 

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile