INCRÍVEL

2 isenções garantidas e +4 vitórias: 6 benefícios são garantidos aos idosos 60+ para dar fim às dívidas


Benefícios aos idosos - Foto: Internet

Isenções e direitos garantidos aos idosos com mais de 60 anos no Brasil

No Brasil os idosos possuem uma série de direitos garantidos pela lei. Algumas são regidas nos âmbitos municipais e estaduais e, portanto, podem variar conforme a região. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre 6 benefícios garantidos às pessoas com mais de 60 anos para se livrarem das dívidas.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Segundo as informações do portal do ‘instituto de longevidade’ o Estatuto da Pessoa Idosa, em vigor desde 2003, dentre outras coisas, estabelece uma série de gratuidades e benefícios para pessoas com 60+ anos. A seguir confira esses direitos.

Quais são os benefícios garantidos aos idosos?

1. Gratuidade no transporte público municipal e interestadual

O sistema de transporte coletivo interestadual oferece duas vagas gratuitas a pessoas maiores de 60 anos que recebem até dois salários mínimos. Caso as duas vagas naquele veículo já tiverem sido preenchidas, a empresa é obrigada a oferecer um desconto de 50% na compra do bilhete.

Já o estatuto do idoso, através da lei 10.741/2003, prevê em seu artigo 39 que maiores de 65 anos têm direito à gratuidade no uso de transportes públicos coletivos municipais, exceto nos serviços especiais. Para fazer uso do benefício, o idoso deve apresentar um documento que comprove sua idade.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


2. Isenção no IPTU

Esse benefício ainda não é oferecido em todos os municípios brasileiros. Para saber se tem direito, a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos deve procurar a Prefeitura da sua cidade e conferir os critérios para a solicitação.

Veja também

Isenção do IPTU em algumas cidades aos idosos (Reprodução: Internet)
Isenção do IPTU em algumas cidades aos idosos (Reprodução: Internet)

3. Limite de reajuste em planos de saúde

Fique ligado nos aumentos abusivos na mensalidade do plano de saúde de pessoas que completam 60 anos. A correção só pode ser realizada com base no ajuste anual definido pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

4. Meia entrada em atividades esportivas, artísticas e culturais

O direito ao desconto de 50% na entrada dessas atividades está garantido no Estatuto da Pessoa Idoso. Basta, para isso, apresentar o RG no momento da compra do ingresso.

5. Prioridade em processos judiciais

Os 60+ também têm preferência na fila de espera de processos judiciais em qualquer instância. Para usufruir desse benefício, é preciso que o advogado responsável faça o requerimento junto à autoridade judiciária específica do seu caso.

6. Prioridade em programas habitacionais

A prioridade para adquirir um imóvel nos programas habitacionais públicos ou subsidiados pelo governo é mais um dos benefícios oferecidos aos idosos a partir dos 60 anos.

Idosos tem prioridade em programas habitacionais (Foto: Reprodução/ Internet)
Idosos tem prioridade em programas habitacionais (Foto: Reprodução/ Internet)

Por lei, 3% das unidades habitacionais devem ser reservadas para esse público, que também poderá usufruir de financiamento compatíveis com seus rendimentos. Nesses casos, o contato deve ser direto com a empresa responsável pelo programa habitacional.

🚨 Espírito de estrela da RedeTV! aparece ao vivo em programa + Globo demite 16 estrelas + Fátima furiosa        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br