Globo

Globo

600 milhões: Globo se afoga em dívidas e tem fenômenos tomados por união inédita entre Edir Macedo e Silvio Santos

Silvio Santos, Globo e Edir Macedo
Silvio Santos, Globo e Edir Macedo (Foto: Montagem/TV Foco)

A emissora carioca resolveu abrir mão de alguns fenômenos que faziam parte da grade

Se antes a Globo era ‘dona’ de quase todas as competições de futebol e até de outros esportes que eram transmitidos na TV aberta, atualmente a emissora carioca tem escolhido a dedo o que vale ou não o investimento e acabou perdendo seus “tesouros”, para o SBT e até para a Record.

Após a emissora de Edir Macedo adquirir os direitos do Campeonato Paulista, ficou publicamente claro que a Globo não está disposta a fazer loucuras financeiras como nos anos anteriores. 

Segundo a Folha de São Paulo, dentro da emissora carioca há uma regra para cortar custos em relação aos torneios exibidos pelo canal.

Exatamente por esse motivo, que a Globo sequer se deu ao trabalho de apresentar uma contraproposta à Record durante a negociação do Campeonato Paulista. Segundo rumores, a emissora paulista teria oferecido o triplo do valor ofertado pela Platinada.

SILVIO SANTOS TAMBÉM APROVEITOU CRISE DA GLOBO

Obviamente, não foi só a Record que usufruiu da oportunidade de beliscar a competições renegadas pela Globo, Silvio Santos também se uniu a Edir Macedo e abriu os cofres para adquirir a Copa Libertadores, a Liga dos Campeões e a Copa América.

Veja também

No passado, raramente o Dono do Baú investiu na programação esportiva, mas enxergou uma oportunidade de ouro quando viu que o sua maior rival estava fora da jogada.

AFOGADA EM DÍVIDAS?

Galvão Bueno
Galvão Bueno no estúdio de transmissões esportivas da Globo (Foto: Reprodução)

O principal motivo que vez a emissora dos Marinho abrir mão de várias competições foi o prejuízo financeiro que o Grupo Globo teve por conta da pandemia em 2020.

Segundo a Folha, a emissora perdeu 78% de lucro no ano passado, ou seja 752,2 milhões, faturando apenas R$ 167,8 milhões e deixando de ganhar outros 600 milhões.

Soma-se isso, algumas dívidas da emissora carioca, causadas justamente pela competições esportivas.

Para quem não sabe, a Platinada rompeu seu contrato com Conmebol(Confederação que organiza a Libertadores) e foi processada em 300 milhões pela entidade.

O processo ainda corre na justiça e os advogados da rede de telecomunicações tenta reverter a situação.

Como se não fosse o bastante, há poucos meses a líder de audiências também quitou uma dívida que tinha com a Fifa, justamente para conseguir uma renovação de contrato com a entidade.

Também segundo o NTV, a desembolsou nada menos do que 90 milhões de dólares (476 milhões de reais na cotação atual) e acertou a pendência financeira em agosto.

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Assuntos

Quem escreve

Erick Martins

Estudante de jornalismo fascinado pelo mundo televisivo e amante dos mais variados esportes desde 2000.

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários