“Pode ser tarifada”: Comunicado do Banco Central traz 2 alertas que podem cobrar PIX dos MEIs em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/02/2025 23h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Comunicado do Banco Central traz 2 alertas que podem cobrar PIX dos MEIs em 2025 - Foto: Montagem

Alerta geral! Comunicado do Banco Central chega com 2 alertas cruciais que atingem em cheio os MEIs e você precisa saber

O número de microempreendedores individuais (MEIs) é gigantesco no Brasil. Em outubro de 2024, o país contava com 11,5 milhões de registros ativos. Em suma, o grupo em questão se trata de uma pessoa que trabalha por conta própria e se formaliza como pequeno empresário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar no grupo de trabalhadores, um comunicado do Banco Central chega com 2 alertas cruciais que podem cobrar PIX neste ano de 2025. Assim, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal oficial do BC, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto.

Comunicado do Banco Central

​Ademais, a grande realidade é que tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem ser tarifada em duas situações. E para quem ainda tem dúvidas, o Microempreendedor Individual se enquadra nas mesmas regras de pessoa física, apesar de possuir um CPF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, aqueles que são MEIs precisam estar atentos nas situações a seguir e ter o cuidado se precisam ou não pagar tarifas na hora do PIX, como comunicado pelo Banco Central.

Nova lei projetada aos MEIs chega para garantir vitória a 15M (Foto: Reprodução/ Internet)
Tarifa no PIX chega aos MEIs (Foto: Reprodução/ Internet)

Ao fazer e ao receber o PIX:

O comunicado do Banco Central esclarece: “Em regra, não há cobrança de tarifas para pessoas físicas fazer ou receber um Pix.” Só pode ter cobrança nas seguintes situações:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  • Em suma, ao fazer o PIX, caso o MEI utilize canais telefônicos ou presenciais, mesmo havendo meios digitais disponibilizados para concluir a transação.
  • Em caso de recebimento, isso pode ocorrer caso ultrapasse 30 PIX realizados por mês, além de QR Code dinâmico ou QR code de um PJ, pontos que indicam que a transação recebida está sendo para fins comerciais.
Nova lei do PIX em vigor chega com proibição e crava 2 alertas severos - (Montagem / TV FOCO)
PIX e Banco Central – (Montagem / TV FOCO)

Considerações finais

  • Em síntese, o Banco Central emitiu alertas sobre tarifas no PIX para 2025, que podem afetam tanto os MEIs quanto as Pessoas Físicas;
  • Situações de cobrança no envio de PIX:
    • Utilizar vias presenciais ou telefônicas, mesmo com a existência de meios digitais para realizar a operação.

Veja mais notícias sobre o Banco Central CLICANDO AQUI.

Qual a desvantagem de pagar o MEI?

Em suma, a desvantagens do MEI estão relacionadas ao limite de faturamento, de funcionários e a restrição de ter sócios na empresa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.