OFICIAL!

“Não podem ser cobrados”: Banco Central traz proibição na Caixa, BB e+ com isenção a clientes em 2025

03/03/2025 às 22h30

Imagem PreCarregada
Banco Central traz proibição na Caixa, BB e+ com isenção a clientes em 2025 - Foto: Montagem

Proibição e isenção! Banco Central confirma melhor notícia aos clientes na Caixa, BB e mais em 2025; confira os detalhes

Para quem não sabe, o Banco Central do Brasil (BC) é a principal autarquia do Brasil quando o assunto se trata do financeiro. Ademais, estamos falando de um órgão autônomo, ou seja, com autonomia perante a outros do poder público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, o BC é responsável por gerenciar o meio circulante e garantir a população o fornecimento de dinheiro em espécie, fiscalização de bancos e muito mais. E por falar nisso, o órgão crava nada menos que a proibição na Caixa, BB e mais bancos, com isenção a clientes em 2025.

Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do próprio Banco Central, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central e alerta sobre contas - Foto Reprodução Internet
Banco Central e alerta aos clientes – Foto Reprodução Internet

Proibição e isenção

Em suma, de acordo com o portal oficial do Banco Central, para cliente que são pessoas físicas, a regulamentação classificou os serviços, para fins de cobrança de tarifas, em 4 tipos. Ademais, eles se tratam de essenciais, prioritários, diferenciados e especiais.

Desses, os “serviços essenciais não podem ser cobrados”. Assim, os clientes garantem uma isenção excelente diante da proibição cravada pelo BC contra bancos como a Caixa, BB e outros.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Cobrança

Por sua vez, referente a clientes que são pessoas jurídicas, não existe padronização. Assim, os bancos podem cobrar por qualquer serviço. Porém, os mesmos precisam atender algumas restrições.

  • Previsto no contrato do cliente ou previamente solicitado pelo cliente ou pelo usuário;
  • Efetivamente prestado pelo banco ou instituição;
  • As tarifas sejam divulgadas segundo regras do art. 15 da Resolução 3.919, de 2010, em local e formato visíveis ao público em suas dependências, bem como nos seus sites na internet.
Caixa e BB com 13° salário antecipado - Foto Reprodução Internet
Caixa e BB – Foto Reprodução Internet

Considerações finais

  • O Banco Central proíbe cobranças de tarifas em serviços essenciais para clientes pessoas físicas em bancos como Caixa, BB e mais;
  • Serviços bancários são classificados em essenciais, prioritários, diferenciados e especiais, sendo os essenciais isentos de cobrança;
  • Ademais, para pessoas jurídicas, os bancos podem cobrar por serviços, desde que atendam a critérios como previsão no contrato, efetiva prestação e divulgação clara das tarifas.

Veja mais notícias sobre o Banco Central CLICANDO AQUI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como falar com o Banco Central?

Em suma, para falar com o BC é possível conectar-se por meio do telefone 145, por correspondência, presencialmente ou por meio do site.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central
Banco Central proibição
Comunicado Banco Central
Destaque
Isenção banco

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.