“Cartão retido e destruído”: SPTrans confirma 1 atitude que está dando fim ao Bilhete Único dos idosos

SPTrans reforça motivos para bloqueio do Bilhete Único
De fato, milhares de brasileiros utilizam o Bilhete Único para facilitar o pagamento no metrô, CPTM e ônibus de São Paulo.
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Idosos com idade igual ou superior aos 65 anos podem garantir o Bilhete Único da Pessoa Idosa, que traz a gratuidade no transporte público.
Já aqueles com idades entre 60 e 64 anos também acessam gratuitamente o transporte público, mas recebem o benefício no Bilhete Único comum.
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Bloqueio de cartão
Porém, muitos idosos desconhecem as situações que podem levar ao bloqueio ou cartão do Bilhete Único da Pessoa Idosa.
Desse modo, nesta segunda-feira, 28, traremos detalhes sobre o comunicado da SPTrans que explica o motivo que levam ao cancelamento do cartão.
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Mas, afinal, qual é o problema?
De acordo com o site oficial da SPTrans e apurações do TV Foco, o Bilhete Único da Pessoa Idosa é pessoal e intransferível.
Ou seja, outra pessoa não pode pegar emprestado ou usar o cartão.
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Desse modo, se um agente constatar o uso indevido durante uma fiscalização, ele retém o cartão e depois o destrói.
Além disso, o bloqueio também pode acontecer sem abordagem direta devido a análise das imagens captadas pelas câmeras de biometria facial dos transportes, como metrô, CPTM ou ônibus.
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“Quando há constatação de uso indevido por um de nossos agentes, o cartão é retido e depois destruído, e o autor do uso indevido recebe uma via do “Auto de Retenção” do cartão, contendo orientações sobre como proceder para reaver o benefício”, diz a SPTrans em seu site.

Orientações da SPTrans
Em casos de apreensão ou bloqueio, o direito do Bilhete Único ficará suspenso por 180 dias.
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Após esse bloqueio, o idoso deverá entrar em contato com a Central de Atendimento 156 para confirmar seu endereço atualizado.
Em seguida, uma nova via do cartão será emitida e enviada pelo Correio no endereço registrado no sistema.

Como solicitar o Bilhete Único da Pessoa Idosa?
Por fim, quem ainda não possuí o benefício pode solicitar de forma simples:
- Site de atendimento sptrans.com.br/atendimento
- Postos de Atendimento localizados nas Subprefeituras, Unidade do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans
Documentos necessários:
- RG (frente e verso)
- CPF
- Comprovante de residência recente (validade de 3 meses)
- foto legível e atualizada.
- Com os documentos pessoais em mãos faça a solicitação pelo Site de atendimento: sptrans.com.br/atendimento.
Considerações finais
Em suma, a SPTrans reforça que o Bilhete Único da Pessoa Idosa poderá ser bloqueado caso seja utilizado de forma irregular ou por terceiros.
Veja mais informações sobre o transporte público clicando aqui.

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Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.