É oficial!

Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares de azeite, molho e sal de mercados


Anvisa decretou a retirada de 3 marcas de azeite, molho e sal (Reprodução/Montagem/Canva)

A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares de azeite, molho e sal

Marcas muito populares são afetadas e retiradas das prateleiras dos mercados após decreto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária devido a substância fatal.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Portanto, a Anvisa informou a interdição do lote n° 19227 095 do produto azeite de oliva extravirgem, da marca Vicenzo, no dia 23 de outubro de 2023.

Desse modo, a medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS.

Além disso, logo em setembro do mesmo ano, o órgão proibiu a distribuição, comercialização, fabricaçao e uso do lote SGH 22607, do produto Sal Rosa do Himalai, da marca Lina.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Isso porque, o laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz registrou um resultado insatisfatório para o teor de iodo.

Veja também

Vale ressaltar que ao consumir altas quantidades de iodo, pode causar comprometimento da função mental e atraso no desenvolvimento físico, além de irritar o trato digestivo e causar uma erupção cutânea, segundo o o portal BVS.

Por fim, a vigilância sanitária proibiu o lote 030903 de molho de tomate, da marca Pomarola, por conter pelo de roedor, em julho de 2022.

De acordo com informações do portal Gov, a identificação do pelo de roedor nos extratos de tomate e no molho de tomate foi feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Contudo, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém os lotes foram recolhidos.

Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?

Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.

Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo teve apenas 1 lote afetado (Reprodução: Internet)
Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo (Reprodução: Internet)
Sal Rosa do Himalaia foi barrado pela ANVISA – Foto: Reprodução/Internet
Sal Rosa do Himalaia foi barrado pela ANVISA – Foto: Reprodução/Internet
Marca rival da Pomarola foi indiciada após ser comprovado presença de fungos e parasitas em seus produtos (Foto Reprodução/Montagm/Tv Foco)
Pomarola é afetada por decreto do órgão (Foto Reprodução/Montagm/Tv Foco)

🚨 Davi assume uso de dinheiro doado ao RS + Globo crava desfecho do campeão + Dona Déa é DETONADA         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.