Deu O Que Falar

Deu O Que Falar

“Intervenção”: A falência de 2 bancos tradicionais anunciadas por William Bonner no JN ao sucumbir à crise

William Bonner (Foto: Reprodução/TV Globo)
William Bonner no Jornal Nacional (Foto: Reprodução/TV Globo)

Dois bancos tradicionais tiveram a falência decretada por William Bonner no JN

William Bonner confirmou ao vivo no Jornal Nacional a notícia da falência de dois bancos em menos de 3 dias, causando choque na população.

Acontece que os bancos eram extremamente conhecidos e movimentavam muito a economia, os clientes que mantinham dinheiro nesses bancos ficaram completamente desesperados.

Segundo Bonner no Jornal Nacional, o Signature Bank ocupava a posição 73 no ranking dos melhores bancos da revista Forbes.

O temor era de um efeito cascata no sistema financeiro americano. É que o Signature foi o segundo banco a sofrer uma intervenção do governo em apenas três dias.

Outro banco que sofreu a derrocada, segundo o Bonner no Jornal Nacional foi o Silicon Valley Bank, o SVB, conhecido como o “banco das startups”, ele também foi fechado pelas autoridades dos Estados Unidos. Agora, os dois são administrados por uma instituição federal de seguros de depósitos.

Veja também

ELA OCUPAVA QUAL POSIÇÃO?

Segundo o JN, SVB era a 16ª maior instituição financeira do país, com ativos estimados em mais de US$ 200 bilhões, mas foi muito afetado pela recente queda das ações de empresas de tecnologia e pelo grande investimento que havia feito em títulos do Tesouro americano.

Os clientes começaram a sacar os depósitos e investimentos que tinham nos dois bancos, mas, o governo estadunidense garantiu que todos os clientes receberão tudo que tinham guardado nos bancos.

O Sillycon Valley Bank era um dos mais conhecidos dos bancos dos Estados Unidos, como citado acima, banco das startups, conhecido por desembolsar enormes valores para que as empresas conseguissem crescer progressivamente.

Mas, após a pandemia, os bancos tiveram que se reinventar e os problemas, crises financeiras, altos valores emprestados e depois a queda dos clientes fez com que eles precisassem sucumbir e decretar falência.

Vale destacar que a falência dos EUA não é igual aqui, lá eles entram em uma das categorias das legislações onde o próprio governo tenta ajudar a crescer.