Falência: confira tudo sobre quebra de empresas

Falência: confira tudo sobre quebra de empresas

Sonho de consumo, paixão do brasileiro e rival do McDonald’s: Falência e adeus de 3 lojas dos shoppings

Falência de lojas de shoppings (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)
Falência de lojas de shoppings (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Lojas de shoppings amadas pelo povo brasileiro tiveram suas portas fechadas após falência decretada

Os brasileiros transformaram a ida aos shoppings um costume prazeroso. Isso se deve as varias lojas que são encontradas nesse ambiente. Você consegue comprar as roupas que estão na moda, assistir ao novo filme que lançou e depois comer no seu restaurante preferido. Os shoppings se tornaram um centro de tudo que o ser humano gosta. Contudo, várias lojas amadas por muitos, estão sendo fechadas após falência decretada.

As roupas da Forever 21 sempre foram sonho de consumo de muitos. A loja sempre entregou elegância, atrelada ao conforto e tendencias atuías. Porém nem tudo foram flores parra a empresa. No ano passado, o Brasil foi pego de surpresa com a notícia de que a Forever 21 estava fechando todas as 15 unidades espalhadas pelo país. A famosa marca de roupas de Los Angeles estava falindo no país e na época colocou uma super liquidação com tudo em até 50% de desconto.

Loja da Forever 21 (Foto: Reprodução, G1)
Loja da Forever 21 (Foto: Reprodução, G1)

A empresa chegou em 2014 e logo caiu no gosto dos brasileiros, principalmente dos que amavam ir aos shoppings. Mas, ao longo dos 8 anos de atividades, eles foram encontrando alguns problemas. Devido aos altos impostos, os custos de importação e a infraestrutura, o preço final precisou ser repassado para o público em geral e tornou as roupas de marca caras.

Paixão nacional em risco

Somado a isso, uma grande paixão nacional foi afetada pela falência: O café. O Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, perdendo somente para os Estados Unidos, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Quando se trata de shoppings, o Starbucks era parada obrigatória pela suas bebidas de qualidade e seu café irresistível. No entanto, essa foi mais uma das lojas afetadas pela falência.

Das 187 lojas da Starbucks que a SouthRock, operadora da marca no Brasil, alegou ter em seu pedido de recuperação judicial, 43 já foram fechadas. Pelo menos é o que indica o mapa de unidades da empresa na internet. Por lá, restaram 144 operações. Há relatos de fechamentos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Por Alegre. Vale ressaltar que grande parte dessas unidades são em shoppings.

Veja também

Café do Starbucks (Foto: Reprodução, Site da marca)
Café do Starbucks (Foto: Reprodução, Site da marca)

Contudo, a South Rock Capital, fundo de investimentos operador de marcas como Starbucks, Subway e Eataly no Brasil. Com uma dívida de R$ 1,8 bilhão, a empresa protocolou o pedido na 1ª Vara de Falências da Justiça de São Paulo. O pedido foi formalizado apenas 18 dias depois de o Starbucks Brasil, controlado pelo fundo, perder o direito de uso da marca de cafés no país.

Qual outra loja foi fechada?

Como se não bastasse, uma grande rival do amado McDonald’s não resistiu e teve suas unidade fechadas. No nosso país tem uma população apaixonada por lanches rápidos e isso acaba implicando no interesse das marcas abrirem filiaras por aqui. McDonald’s e Burger King são as mais conhecidas. A Wendy’s, não era tão badalada como essas, mas tinha o carinho do público. Ela deixou o país após não segurar mais as pontas. Fundada na década de 60, nos Estados Unidos, a rede de restaurantes Wendy’s, estourou na América do Norte e teve um crescimento meteórico.

Loja da Wendy's (Foto: Reprodução, CNN)
Loja da Wendy’s (Foto: Reprodução, CNN)

Então, não demorou a chegar ao Brasil e seguir fazendo sucesso com o público. Eles chegaram aqui em 2016, mas já em 2020, eles partiram. A passagem no país foi rápida, mas eles chamaram muito  atenção do público que foi fiel enquanto eles estiveram aqui.

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA