ESCANCARADO

A farsa do Jornal Nacional: direção corre contra o tempo, pratica roubo descarado e esconde atitude


William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional (Reprodução: Globoplay)

Antes de William Bonner e Renata Vasconcellos assumirem o “Jornal Nacional”, o noticiário ‘roubou’ uma trilha no dia da estreia na Globo

O “Jornal Nacional” está na tela da Globo desde 1969 e continua até hoje como o telejornal mais assistido do Brasil. A atração, apresentada atualmente por William Bonner e Renata Vasconcellos, enfrentou um momento de muita correria no dia de estreia, em 1º de setembro, já que o tema de abertura sequer tinha sido escolhido.

A música utilizada hoje em dia na abertura e no encerramento do noticiário se chama “The Fuzz”, que é uma composição de um instrumentista chamado Frank de Vol. A música fazia parte da trilha sonora do filme “The Happening”, que não teve muito sucesso ou visibilidade.

O problema é que o “Jornal Nacional” não teria essa música como abertura no dia da estreia. Boni, pai de Boninho e um dos criadores do “padrão Globo de qualidade”, não gostou nada da trilha encomendada pela produção a músicos e mandou todos trocarem às pressas.

NADA ORIGINAL

Antônio Faia, sonoplasta da Globo, foi a uma loja de discos que existia perto dos estúdios da emissora, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. O profissional voltou com o disco da trilha sonora de “The Happening” e “The Fuzz” foi a escolhida para se tornar a abertura do noticiário já naquele dia.

@feroarelli

Veja também

Sabiam dessa? #musica #tvbrasileira #jornalnacional

♬ Soul Bossa Nova – Quincy Delight Jones Jr. & His Orchestra

Obviamente, a trilha do “Jornal Nacional” foi sofrendo algumas alterações até ficar mais pesada e mais trabalhada, de forma que ficasse cada vez mais característico para a chegada do horário nobre.

Cid Moreira na estreia do "Jornal Nacional" (Foto: Reprodução/TV Globo)
Cid Moreira na estreia do “Jornal Nacional” (Foto: Reprodução/TV Globo)

MAIOR TELEJORNAL DO BRASIL

Vale ressaltar que Cid Moreira foi o primeiro âncora do “JN”. No dia em que apresentou a primeira edição, a frase no fim da noite foi a seguinte: “É o Brasil ao vivo aí na sua casa. Boa noite”Aquele foi o primeiro programa brasileiro feito no Rio de Janeiro que foi exibido nacionalmente.

Já passaram pela bancada do “Jornal Nacional” profissionais como Fátima Bernardes, Lilian Witte Fibe, Patrícia Poeta e Hilton Gomes, além dos inúmeros outros profissionais do rodízio do telejornal.

William Bonner e Renata Vasconcellos

🚨 BBB24 tem fim 'antecipado' + Ana esculacha Leidy + Raul Gil confirma adeus no SBT    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]