“A Globo não tem nada a temer”, declara Alexandre Garcia em resposta a Lula em editorial histórico do “Jornal Nacional”


(Foro: Reprodução/Globo)
(Foro: Reprodução/Globo)
(Foro: Reprodução/Globo)

A Globo recebeu na noite desta sexta-feira uma carta dos advogados do ex-presidente Lula que solicitava um direito de resposta à reportagem exibida na quinta-feira (10) sobre uma entrevista dos promotores de São Paulo, que detalhavam uma série de denúncias contra o ex-presidente.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Na carta, os advogados comentaram que nem Lula nem sua assessoria de imprensa foram procurados pelo canal para oferecer resposta às acusações dos promotores, o que foi devidamente esclarecido pelos âncoras Alexandre Garcia e Sandra Annemberg, como você pode ler abaixo ou assistir o vídeo no final desta matéria.

“Em e-mail enviado às 17h33, um jornalista da TV Globo pediu ao Instituto Lula nota comentando a denúncia oferecida pelo Ministério Público contra o ex-presidente Lula, no caso Bancoop.

Às 19h14, nosso jornalista recebeu de José Crispiniano, assessor de imprensa do Instituto Lula, uma mensagem sem nenhum outro comentário senão um link para a página do Instituto Lula com uma nota sobre as denúncias dos promotores.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Como é praxe, a resposta do Instituto Lula foi enviada para todos os responsáveis por noticiários da TV Globo, GloboNews e G1. Não faz sentido que todos os telejornais peçam ao Instituto Lula a mesma nota várias vezes.

Veja também

A resposta do Instituto Lula foi divulgada na íntegra no Jornal Nacional. O Instituto Lula só respondeu nosso e-mail uma hora e 41 minutos depois da solicitação. Por esse motivo, antes mesmo de recebermos a sua resposta, e para dar amplo espaço de defesa ao ex-presidente, a TV Globo decidiu também pedir aos advogados de Lula, os mesmos que agora pedem direito de resposta, uma nota sobre as denúncias dos promotores.

Foi às 19h07. No e-mail, o jornalista pedia à assessoria de imprensa dos advogados que detalhassem o pedido de prisão do ex-presidente e pedia a posição deles sobre o assunto.

A resposta chegou à redação às 20h25, 15 minutos antes do início do jornal. Foi enviada pela assessora de imprensa Luiza Gorgatti, e no espaço para assunto, dizia: Nota – Teixeira, Martins & Advogados.

Esta nota foi divulgada no Jornal Nacional praticamente na íntegra, lida por William Bonner e Renata Vasconcellos, apenas com adaptações para transformá-la em texto jornalístico.”

Na carta enviada à Globo, os advogados terminam dizendo que: “As informações sobre o patrimônio do Lula – verdadeiras, fidedignas, documentadas – sempre estiveram à disposição do Ministério Público e da imprensa, inclusive da Rede Globo.

Ao fim do editorial do jornal, com todos os fatos já devidamente esclarecidos ao público, Alexandre Garcia o conclui com chave de ouro:

“A emissora não é parte nas investigações a que está sujeito o ex-presidente. Cumpre apenas a sua missão de informar o povo. Respaldada pela Constituição, continuará a fazê-lo, com serenidade, e sem nada a temer.”

🚨 Eliana despreza SBT e é DETONADA + Ivete Sangalo acaba com carreira e abandona TUDO + Patrícia Abravanel na Globo        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Apaixonado pelo mundo da televisão, Fernando Lopes escreve sobre o assunto no TV Foco desde 2013.