Análise em Foco

Análise em Foco

A importância da iluminação

Qual é a importância de uma boa iluminação em uma produção? Resposta: a iluminação é tão importante quanto ao apresentador de um telejornal, uma entrevistada ou qualquer outro item. Uma péssima iluminação pode prejudicar todo trabalho produzido. É necessário que se conheça a câmera que está sendo utilizada para que a iluminação seja afinada de acordo com esse equipamento. Caso contrário, o resultado poderá ser decepcionante. Há iluminação para câmeras, fotos ou cinema. Cada uma dentro de suas especificações. Saiba que nosso olho é capacitado em enxergar uma gama bastante extensa.

Pois bem. Poderia citar como exemplo, uma ou duas novelas, mas no caso vamos falar da novela Amor e Revolução. Há tempo, tenho notado vários tipos de iluminação, tanto para efeitos, para tomadas em estúdio e para externas. Opa, espera lá! Externa? Sim, externa. Saibam que em tomadas externas também se utiliza iluminação e rebatedor, inclusive durante o dia e principalmente luz de recorte. Vejo nessa novela algumas cenas escuras, outras com excesso de iluminação e sinceramente não consigo entender como essas cenas vão ao ar. O técnico em iluminação deve saber que o mais importante é a luz que o objeto vai refletir e não a quantidade de luz projetada sobre esse objeto.

Tenho certeza de que as emissoras de tv possuem ótimos técnicos em iluminação e esses talvez queiram transmitir uma imagem diferente daquela que temos por regra. Mas sinceramente, não me agrada.

Veja também

Texto: Roberto Sabbatino

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Quem escreve

Roberto Sabbatino

Roberto Sabbatino é cinegrafista da produtora RA Filmes estabelecida na cidade de Jaú/SP. Escreve sobre TV desde 2008. As opiniões do colunista apresentadas neste site, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor. Twitter: @tvfococolunista

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários