Agora

Agora

Risco de morte e pedaços de vidro: A interdição às pressas da ANVISA contra cerveja e +1 bebida popular

Anvisa interditou marca de cerveja famosa após risco de morte (Foto: Montagem TV Foco)
Anvisa interditou marca de cerveja famosa após risco de morte (Foto: Montagem TV Foco)

Anvisa interditou marca de cerveja famosa após risco de morte

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou em 2020 a interdição cautelar de todas as marcas de cerveja produzidas por uma famosa marca de cervejas.

As bebidas em questão estavam com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

A decisão da Anvisa foi tomada contra a empresa Backer (Cervejaria Três Lobos Ltda.) após novas análises divulgadas pelo Ministério da Agricultura, que confirmaram a presença das substâncias monoetilenoglicol e dietilenoglicol em 21 lotes de oito marcas diferentes de cerveja da empresa.

Essa medida preventiva também foi embasada pela investigação epidemiológica das Vigilâncias Sanitárias de Belo Horizonte e de Minas Gerais, juntamente com os laudos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Minas Gerais e do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

O dietilenoglicol é uma substância tóxica e proibida em alimentos e bebidas. Sua presença na cerveja está associada a casos de óbito e intoxicação em Minas Gerais. Já o monoetilenoglicol, embora menos tóxico, também não deve estar presente em bebidas.

Veja também

Os resultados das análises indicam que a contaminação nas cervejas da marca pode ser sistêmica e não restrita a lotes específicos. Por isso, a Anvisa decidiu pela interdição cautelar de todos os lotes fabricados no mesmo período.

Essa medida preventiva é nacional e visou proteger os consumidores da marca.

A cerveja da Backer chegou a matar alguns consumidores (Reprodução: Internet)
A cerveja da Backer chegou a matar alguns consumidores (Reprodução: Internet)

O QUE ACONTECEU COM A EMPRESA APÓS A INTERDIÇÃO?

As audiências de instrução e julgamento do caso Backer começam em 2022, em Belo Horizonte, mais de dois anos após o ocorrido.

O Ministério Público de Minas Gerais arrolou 28 testemunhas de acusação, incluindo vítimas, fiscais e delegados, para serem ouvidas.

O propósito dessas audiências foi reunir evidências verbais. No total, 11 pessoas, incluindo os sócios-proprietários da cervejaria Backer, foram tornadas réus “por crimes relacionados à contaminação de cervejas fabricadas e comercializadas pela empresa aos consumidores”. Uma delas faleceu em novembro de 2020.

Atualmente o caso segue na justiça, mas não é possível prever quando o processo será sentenciado.

QUAL OUTRA BEBIDA FOI INTERDITADA PELA ANVISA?

Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma determinação para o recolhimento de 28 lotes, totalizando 2,2 milhões de garrafas, da bebida Sidra Cereser sabor maçã.

+ Risco de morte: Fiat descobre falha GRAVE em carro amado do Brasil e determina retirada das ruas às pressas

A medida foi tomada devido à possibilidade de pequenos fragmentos de vidro estarem presentes na bebida, representando um risco à saúde dos consumidores.

Por meio da Resolução-RE nº 3.718/2023, a Anvisa ordenou a suspensão imediata da comercialização, distribuição e uso do produto, além de comunicar o recolhimento dos lotes afetados.

Vale destacar que o caso foi pontual e a marca já voltou a vender a bebida normalmente.

Anvisa (Reprodução/Internet)
Anvisa (Reprodução/Internet)

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Felipe Henrique

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: