Adeus

Carne podre e proibição: A interdição às pressas da ANVISA contra 2 gigantes alimentícios em SP


Anvisa proíbe carne (Foto: Reprodução/ Internet)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária crava adeus a 2 gigantes alimentícios em São Paulo

A Anvisa precisou agir rápido e as pressas para conseguir fazer a interdição urgente de dois estabelecimentos gigantes em São Paulo;

Primeiro, de acordo com o portal da prefeitura de Guraulhos, Procon Guarulhos multou e interditou por 30 dias o açougue Ki-Boiada em 2023, localizado no bairro do Pimentas, pela comercialização de carne imprópria para o consumo, falta de higiene, produtos vencidos, sem identificação e acondicionados de forma imprópria.

Os agentes fiscais do órgão estiveram no local e constataram que os refrigeradores não gelavam adequadamente e acumulavam água em excesso.

As câmeras frias estavam desligadas com carne em seu interior e os balcões, enferrujados. Além disso, foram encontradas fezes de roedores na câmara fria, bem como um rato vivo.

Um consumidor do bairro procurou os fiscais para reclamar de carne moída estragada. A equipe do Procon constatou que a mercadoria estava imprópria devido ao mau cheiro, interveio e o valor pago pelo produto foi devolvido ao consumidor.

Veja também

Diante das irregularidades encontradas e do crime contra a saúde pública, o Procon Guarulhos interditou o estabelecimento por 30 dias, conforme o art. 56, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para que a empresa cumpra as normas legais. A abertura do estabelecimento será autorizada somente após nova vistoria.

A polícia e a perícia das vigilâncias sanitárias de Guarulhos e de São Paulo foram acionadas e conduziram o supervisor das 12 unidades da rede Ki-Boiada à delegacia. A sanção contra a empresa poderá chegar a até R$ 11 milhões, de acordo com o seu faturamento.

O açougue Ki-Boiada já é conhecido no Procon pela prática contra saúde pública em razão da venda de carne imprópria para o consumo, expor carne moída em um bandejão para venda, apresentar produtos vencidos, sem a identificação do fabricante, e pela falta de higiene.

O estabelecimento é reincidente pelas condutas irregulares e já havia sido autuado duas vezes pelos mesmos motivos.

O açougue não se pronunciou.

Já a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Vigilância Sanitária (Visa), interditou esse ano um estabelecimento comercial com atividade de restaurante, na região central da cidade.

O local foi interditado por funcionar com estrutura inadequada. O estabelecimento permanecerá fechado até a adequação necessária e a devida regularização.

QUAL A FUNÇÃO DA ANVISA?

tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos

🚨 BBB24: Davi menosprezado por rivais + Globo "apaga" Bia + Mãe de Matteus desaprova Cunhã e é detonada    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia.Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: [email protected]