GRAVE

247kg de comida podre, nojeira e +: A interdição da Anvisa contra mercado, açougue e restaurante de Shopping

02/06/2024 às 23h10

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa fez proibição contra açougue, mercado e restaurante (Foto: Reprodução/ Internet)

Vigilância Sanitária precisou agir às pressas nesses três estabelecimentos com interdições, punição e até fechamento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a proibição do órgão federal contra mercado, açougue e um restaurante amado de shopping.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

MERCADO

Em junho de 2023, segundo informações do portal da Prefeitura de Indaiatuba (SP), o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Civil realizaram a apreensão e a inutilização de 247 kgs de produtos perecíveis e industrializados fora do prazo de validade em um mercado.

Na ocasião, o estabelecimento localizado no Centro de Indaiatuba foi interditado e o proprietário conduzido até a delegacia. A comercialização de alimentos vencidos, sem identificação, validade, adulterados é crime contra a relação de consumo e contra à saúde pública conforme Lei Federal.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Logo da Anvisa e produtos retirados dos mercados (Foto: Reprodução / Canva)
Logo da Anvisa e produtos retirados dos mercados (Foto: Reprodução / Canva)

Pronunciamento:

Veja também

Não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações do supermercado citado na matéria a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua aberto para o mesmo poder expor sua versão dos fatos.

Situação atual:

Não encontramos informações a respeito da funcionalidade do mercado.

RESTAURANTE

Em dezembro de 2023, segundo informações do UOL, o restaurante Parmê na zona norte do Rio de Janeiro foi interditada por manter alimentos fora da validade, acumular água suja e ter a presença de animais. No local, foram encontrados ratos e baratas transitando entre os alimentos.

O gerente da unidade do Parmê foi preso em flagrante por agentes da Decon (Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor), da Polícia Civil, por crime contra as relações de consumo. Vale lembrar que a inspeção apontou também cerca de 100 kg de alimentos impróprios para a alimentação.

Anvisa interdita famoso restaurante Parmê (Foto: Vigilância Sanitária)
Anvisa interdita famoso restaurante Parmê (Foto: Vigilância Sanitária)

Pronunciamento:

Na época, o Norte Shopping informou que colaborou com a operação realizada pela Vigilância Sanitária e aguarda a adequação do restaurante para que volte a funcionar. Já a rede de restaurantes não emitiu nenhuma nota sobre o assunto. Mas, o espaço permanece em aberto.

Situação atual:

Cabe ressaltar que o restaurante se adequou novamente as normas da Anvisa e voltou a funcionar normalmente na região.

AÇOUGUE

Em dezembro de 2023, segundo informações do portal Terra, um homem foi preso em flagrante por supostos delitos ligados às relações de consumo. Na ocasião, uma operação, batizada de Carnificina, foi deflagrada pela Polícia Civil no litoral sul do Rio Grande do Sul.

O desencadeamento desta operação teve origem a partir de uma denúncia sobre atividades suspeitas de abate de cães na região de Rio Grande. Diante disso, a Anvisa decidiu fechar o açougue devido à constatação de precárias condições de higiene.

Ainda durante a ação, foram confiscados 49,5kg de carne, que posteriormente foram descartados. A ofensiva envolveu a atuação conjunta da Prefeitura Municipal, com as equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Segurança responsáveis por fiscalizar os regulamentos municipais.

Anvisa fez proibição contra açougue, mercado e restaurante (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa fez proibição contra açougue, mercado e restaurante (Foto: Reprodução/ Internet)

Pronunciamento:

Não encontramos nenhum tipo de nota por parte dos donos do açougue.

Situação:

Com a prisão e o fechamento do local, não foram encontrados mais detalhes sobre o caso, que segue sendo investigado pela Polícia Civil, segundo a fonte.

Como fazer uma denúncia a Anvisa?

Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.