GRAVE

100kg de carne podre e nojeira: A interdição da Anvisa em SP, contra açougue, restaurante e +1 popular

23/06/2024 às 23h14

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa realizou interdição contra açougue, restaurante e padaria (Foto: Reprodução/ Internet)

A Vigilância Sanitária promoveu ação contra açougue, restaurante e padaria

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a proibição do órgão federal em SP contra açougue, restaurante e uma padaria.

Açougue:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em abril deste ano, segundo o G1, um açougue foi interditado e teve aproximadamente 100 kg de alimentos inutilizados após ser alvo da Vigilância Sanitária Municipal de Bertioga, no litoral de São Paulo. O estabelecimento foi acusado de misturar carnes estragadas e as vendia aos clientes.

O comércio fica localizado bairro Jardim Albatroz. Na ocasião, um vídeo, que circulou nas redes sociais, é narrado anonimamente por uma pessoa que alega ter trabalhado no estabelecimento e registrado irregularidades. A denúncia do homem exposta no vídeo teve uma grande repercussão.

Continua após o Veja Também

Veja também

“Toda carne passada eles mandam moer e colocar no meio da carne moída. Moela, tripa, fígado, o que for, eles mandam moer e jogar na carne moída de segunda”, afirmou o homem. O vídeo exposto pelo portal G1 mostra todas as irregularidades presentes no estabelecimento famoso na cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa - Açougue (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)
Anvisa – Açougue (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

Pronunciamento:

O G1 tentou entrar em contato com o estabelecimento, por telefone, em busca de um posicionamento sobre o caso, mas não obteve um retorno. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização da matéria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota, a Prefeitura de Bertioga afirmou que o órgão fez uma inspeção no açougue, no último dia 19 de abril, quando encontrou diversas irregularidades sanitárias no local.

Situação atual:

Não temos informações atuais sobre a funcionalidade do açougue.

Padaria:

Em novembro de 2022, segundo o G1, a Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria de Saúde de Campinas (SP), interditou uma padaria localizada no distrito de Barão Geraldo pelo não cumprimento de requisitos na manipulação e armazenamento de alimentos.

Segundo o Devisa, foi constatado o acúmulo de objetos sem uso, resíduos de alimentos em vários locais da padaria, ambientes sujos e falta de barreiras físicas para impedir a entrada de animais como insetos, baratas e ratos. Além disso, tinha ausência de procedimento de higienização dos alimentos, produtos preparados sem identificação e etc.

Fachada da Anvisa e Padaria interditada com ratos e baratas - Foto Reprodução Internet
Fachada da Anvisa e Padaria interditada com ratos e baratas – Foto Reprodução Internet

Pronunciamento:

Na matéria do G1, não foi divulgado o nome do estabelecimento que sofreu com a autuação da Anvisa. A prefeitura da cidade preferiu preservar o nome. Entretanto, foi afirmado na matéria que “após a correção das irregularidades, o estabelecimento poderá solicitar a desinterdição”.

Situação atual:

Não encontramos informações a respeito da funcionalidade do mercado.

Restaurante:

Em janeiro deste ano, segundo informações do portal Jornal Cruzeiro, a Vigilância Sanitária (Visa) interditou um estabelecimento comercial, com atividade de restaurante, na região central de Sorocaba, em SP. O local foi fechado por funcionar com estrutura inadequada.

Anvisa - Restaurante (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)
Anvisa – Restaurante (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

Pronunciamento:

Não encontramos nenhuma nota do restaurante sobre a autuação da Anvisa. Mas, o espaço segue aberto para atualização da matéria.

Situação atual:

Segundo informações do portal Jornal Cruzeiro, a reabertura ao público poderia ocorrer apenas quando o proprietário do estabelecimento fizesse a adequação necessária e a devida regularização.

Como fazer uma denúncia a Anvisa?

Para fazer uma denúncia na Anvisa, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Anvisa
anvisa açougue
Destaque
Kelly Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.