Agora

Agora

Fezes de rato, carne podre e ordem da ANVISA: A interdição urgente da Vigilância contra açougue e fábrica

A Anvisa é um dos principais órgãos responsáveis pela averiguação dos produtos (Reprodução: Internet)
A Anvisa é um dos principais órgãos responsáveis pela averiguação dos produtos (Reprodução: Internet)

Interdição urgente da Vigilância Sanitária causou terror naqueles que consomem esses produtos

Como vocês já sabem bem, já que publicamos diariamente esse tipo de matéria por aqui, a Anvisa é a agência que regulamenta as leis sobre produtos e qualidade, mas quem faz a fiscalização é a Vigilância Sanitária.

Dessa vez, por ordem da Anvisa, a Vigilância Sanitária foi atrás de fechar estabelecimentos denunciados por fezes de rato, carne podre e desespero dos clientes.

QUAIS ESTABELECIMENTOS A ANVISA FISCALIZOU?

Segundo o portal de Canoas, a Vigilância Sanitária de Canoas apoiou uma operação realizada pelo Departamento de Defesa Agropecuária do Estado e pela Polícia Civil (Delegacia do Consumidor), que apreendeu mais de 570 quilos de carne imprópria para consumo, em uma indústria de bifes para hambúrguer.

Esta mesma empresa havia sido fechada e teve os equipamentos lacrados pelos órgãos sanitários em março de 2023, com a apreensão de uma tonelada de produtos. Na época, a indústria se localizava no bairro São José, transferindo-se de forma clandestina para o bairro Igara.

Utilizando os mesmo métodos do início do ano, a empresa usava carne de pescoço e proteína de soja para a fabricação dos hambúrgueres, ambas proibidas para esta finalidade. Além da utilização de carne imprópria, o estabelecimento não possuía os alvarás e registros sanitários necessários para o funcionamento, bem como faziam o uso de equipamentos enferrujados e sujos que haviam sido lacrados na operação anterior. Todo conteúdo apreendido foi recolhido pelo Estado.

Veja também

Outro caso aconteceu em Guarulhos onde o Procon Guarulhos multou e interditou por 30 dias o açougue Ki-Boiada, localizado no bairro do Pimentas, pela comercialização de carne imprópria para o consumo, falta de higiene, produtos vencidos, sem identificação e acondicionados de forma imprópria. A ação da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor ocorreu em março de 2023.

Os agentes fiscais do órgão estiveram no local e constataram que os refrigeradores não gelavam adequadamente e acumulavam água em excesso. As câmeras frias estavam desligadas com carne em seu interior e os balcões, enferrujados. Além disso, foram encontradas fezes de roedores na câmara fria, bem como um rato vivo.

Um consumidor do bairro procurou os fiscais para reclamar de carne moída estragada. A equipe do Procon constatou que a mercadoria estava imprópria devido ao mau cheiro, interveio e o valor pago pelo produto foi devolvido ao consumidor.

Diante das irregularidades encontradas e do crime contra a saúde pública, o Procon Guarulhos interditou o estabelecimento por 30 dias, conforme o art. 56, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para que a empresa cumpra as normas legais. A abertura do estabelecimento será autorizada somente após nova vistoria.

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA