Agora

Agora

PROIBIÇÃO da ANVISA: A marca de sal arrancada dos mercados e que pode estar na sua cozinha hoje mesmo

A marca de sal arrancada dos mercados e que pode estar na sua cozinha - Foto: Reprodução/Internet

A ANVISA bateu o martelo e determinou a proibição da marca de sal dos mercados

Quem está habituado a cozinhar, sem dúvidas deve se manter informado a respeito das atualizações sobre os alimentos, uma vez que, de tempos em tempos, certos produtos podem ser impedidos e talvez estejam em sua residência.

Nesse contexto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desempenha um papel crucial. Inquestionavelmente, o órgão é um dos principais responsáveis ​​pela qualidade dos produtos.

A agência, vale lembrar, desempenha um papel vital na proteção da saúde pública, supervisionando a produção e o consumo de itens e serviços para garantir a segurança sanitária.

Portanto, a ANVISA tem o poder de barrar e restringe quando necessário, como aconteceu recentemente com uma marca popular de sal.

Por meio da RESOLUÇÃO-RE Nº 3.654, datada de 27 de setembro, a agência tomou uma decisão definitiva e proibiu a distribuição, venda, fabricação e utilização do lote SGH 22607 do produto “Sal Rosa do Himalaia”, da marca Lina, produzido pela empresa Peralta Distribuidora de Alimentos Ltda.

Veja também

A marca de sal arrancada com urgência dos mercados - Foto: Reprodução/Internet
A marca de sal arrancada com urgência dos mercados – Foto: Reprodução/Internet

É importante notar que o martelo foi batido após motivações de um Laudo de Análise Fiscal Definitivo de 2022, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.

Esse laudo revelou resultados insatisfatórios em relação ao teor de iodo, que estavam abaixo do limite mínimo estabelecido. A divulgação dessa classificação foi feita por meio do site da vigilância sanitária de Santa Catarina.

É relevante ressaltar que, a restrição imposta pela ANVISA se aplica exclusivamente a um lote específico do produto, ou seja, a marca tradicional continua operando normalmente nos mercados.

Sal Rosa do Himalaia foi barrado pela ANVISA – Foto: Reprodução/Internet
Sal Rosa do Himalaia foi barrado pela ANVISA – Foto: Reprodução/Internet

Quanto de iodo o sal deve ter?

O sal para se considerar sadio, de acordo com o portal Reicen, deve possuir entre 15 e 45 mg de iodo/kg do produto, conforme estabelece a Resolução RDC nº23 de 24 de abril de 2013, e isso vale em todo território nacional.

🚨 Isabelle agora é ESCORRAÇADA + Rodriguinho CRAVA Davi traído + Susana Vieira DETONA colegas 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA