ALERTA

Risco à saúde e pedaços de vidro: A marca rival da Nestlé arrancada dos mercados pela Anvisa


Anvisa fez proibição contra rival da Nestlé (Foto: Reprodução/ Internet)

Vigilância Sanitária precisou agir às pressas para arrancar produto amado dos mercados

No dia 18 de outubro de 2022, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) surpreendeu ao emitir um comunicado urgente proibido uma marca rival da Nestlé de vender um determinado produto muito amado pelos brasileiros. A notícia caiu como uma verdadeira bomba.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A marca rival da Nestlé que sofreu a notificação da Anvisa foi a Garoto. Em outubro de 2023, segundo o G1, o órgão federal proibiu a comercialização, distribuição e uso de dois lotes de dois produtos da marca de chocolates Garoto que podiam conter pequenos fragmentos de vidros.

Os sabores de chocolates da Garoto que foram retirados pela Anvisa (Reprodução: Internet)
Os sabores de chocolates da Garoto que foram retirados pela Anvisa (Reprodução: Internet)

Vale lembrar que o chocolate é um dos doces mais consumidos no Brasil, por isso, a notícia gerou grande preocupação. Os produtos proibidos foram barras de chocolates (tabletes) de 80 g sabor chocolate ao leite com Castanhas de Caju e chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas.

Na época, os lotes contaminados foram divulgados pela Anvisa, sendo eles:

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


  • Lote 225212941G – de chocolate ao leite com Castanhas de Caju, da marca Garoto, rival da Nestlé, e no caso, era apenas no tablete de 80g, com validade para 09/09/2023.
  • O outro lote é o 225312941G, de chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas, da marca Garoto, também no tablete de 80g e com a validade para o dia 09/09/2023.
Anvisa barrou chocolates da marca Garoto (Foto: Divulgação Anvisa)
Número dos lotes dos chocolates da Garoto (Foto: Divulgação Anvisa)

Pronunciamento:

Veja também

Na ocasião, a rival da Nestlé disse que tinha suspendido imediatamente a distribuição e comercialização desses dois lotes após ser identificada uma “possibilidade remota” de contaminação. Leia a nota na íntegra:

“A GAROTO informa que está promovendo o recolhimento voluntário de um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju (L 225212941G, validade 09/09/2023) e um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju e Passas (L 225312941G, validade 10/09/2023), após ter identificado a possibilidade remota de que algumas unidades desses lotes tenham sido produzidas com pequenos fragmentos de vidro. A empresa suspendeu imediatamente a distribuição e comercialização desses dois lotes de produtos e esclarece que a ação de recolhimento é restrita aos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde os lotes foram distribuídos. Grande parte das unidades envolvidas já foi recolhida pela empresa, que está colaborando com as autoridades para que as demais unidades sejam recolhidas.

A suspeita da presença de pequenos fragmentos de vidro provém da quebra de um sensor na linha de fabricação, que pode ter tido algum contato com os referidos lotes. A empresa reforça que a qualidade e segurança de seus produtos são prioridades inegociáveis, e que adota rígidos padrões e controles em todas as etapas do processo produtivo e de distribuição. A GAROTO reforça seu compromisso com a segurança dos seus consumidores e disponibiliza os canais 0800 055 95 50 e sacgaroto@garoto.com.br para contato.”

A marca rival da Nestlé arrancada dos mercados pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
A marca rival da Nestlé arrancada dos mercados pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Situação atual:

Vale lembrar que o problema foi resolvido, ou seja, os produtos foram retirados de circulação. Atualmente a rival da Nestlé funciona normalmente vendendo seus produtos em todo o Brasil e cumprindo todas as determinações da Anvisa.

Como fazer uma denúncia a Anvisa?

Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: