ALERTA!

INTOXICAÇÃO: A ordem da ANVISA contra marca de leite amada que pode estar na sua geladeira AGORA

13/06/2024 às 6h20

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
ANVISA baixou decreto contra marca de leite famosa (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva/ANVISA)

Marca de leite famosa acabou tomando severa proibição da ANVISA após denúncia e essa é a sua situação hoje

No dia 15 de junho de 2023, a ANVISA baixou um decreto IMEDIATO contra a comercialização, distribuição e consumo de uma famosa marca de leites que pode estar agora mesmo na sua geladeira.

Essa proibição atingiu certos lotes após a autarquia constatar uma grave situação que poderia culminar em contaminação grave e fatal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo as informações divulgadas pelo site da Prefeitura de Maceió, a marca se trata da Natville, produzida pela empresa sergipana Laticínios Santa Maria Ltda.

Os lotes

Os lotes atingidos correspondiam às datas de janeiro a maio de 2023, cujos quais tiveram o recolhimento voluntário* após a devida comprovação da falta de garantia de boa fabricação.

Continua após o Veja Também

Veja também

Essa comprovação representou graves riscos por contaminação entre outros fatores preocupantes à saúde humana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

(*Quando conduzido direta e preventivamente pela empresa que, ciente do risco revelado por seu produto, deve imediatamente comunicar a necessidade de seu recolhimento à Anvisa)

Apreensão em massa

Após a determinação da ANVISA contra esses lotes da marca Natville, mais apreensões ocorreram em massa, em todo o território nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa medida foi executada em todos os estabelecimentos que não obedeceram às determinações de recolhimento voluntário e que ainda insistiam em vender os mesmos.

Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, deu uma declaração ao esclarecer sobre o motivo da apreensão, na época:

“A resolução da Anvisa n° 2146 de 15/06/2023 nos informa da suspensão da venda dos leites de fabricação de janeiro a maio do corrente ano e, portanto, o recolhimento deveria ser de forma voluntária pelo estabelecimento, o que não ocorreu

Vale ressaltar a responsabilidade dos representantes comerciais diante da venda de produtos inadequados para consumo, em respeito a saúde do consumidor”

Durante a fiscalização, também ocorreu uma interdição cautelar de mais 25 litros de leite que estavam em estoque para serem recolhidos voluntariamente e dos que estavam em exposição.

A vistoria ocorreu no bairro do Trapiche e, além da apreensão, a equipe da Visa Maceió orientou o estabelecimento sobre a importância da proibição da comercialização do produto inadequado para consumo bem como a conscientização sobre os malefícios que isso pode causar.

Intoxicações diversas

Vale dizer os problemas e riscos apresentados poderiam ser tanto gastrointestinais como consequências mais graves, como uma intoxicação alimentar.

De acordo com a nutricionista Gisela Peres, consumir leites nessas situações podem causar uma irritação gástrica e até gastroenterite bacteriana severa 

(intoxicação alimentar que pode ser provocada por diferentes bactérias como a salmonela)

Ainda de acordo com o site da Prefeitura de Maceió, no fim do mês de julho, entre os dias 25 a 26, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, durante fiscalização de rotina, 1.916 litros de leite da marca Natville em um estabelecimento comercial da parte baixa da capital.

O produto recolhido estava inadequado para o consumo e o objetivo da apreensão foi evitar riscos à saúde dos consumidores.

Como está a situação da marca Natville hoje (28)

De acordo com uma apuração feita pelo TV Foco, hoje (28/03) a marca Natville já regularizou a sua situação e VOLTOU A SER COMERCIALIZADA NOVAMENTE.

Conforme mencionado ao longo do texto, a situação atingiu LOTES ESPECÍFICOS da marca.

Vale destacar que, EM SEU SITE OFICIAL, a marca emitiu um COMUNICADO OFICIAL, aonde esclarece o ocorrido e reafirma seu compromisso em manter a qualidade e segurança na fabricação dos seus produtos, como podem ver na imagem abaixo:

Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto Reprodução/Natville)
Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto Reprodução/Natville)

Veja o comunicado na íntegra abaixo:

“Em respeito aos seus clientes e consumidores, a Natville informa que vem tomando as providências para corrigir as inconsistências apontadas pela Anvisa e comunica que todas as suas fábricas estão funcionando plenamente e em conformidade com as determinações do Ministério da Agricultura.

Esclarecemos que as inconsistências decorreram de operações num setor novo na unidade de Nossa Senhora da Glória (SE), que estava em fase de licenciamento. Porém, neste momento a empresa opera plenamente regulamentada.

Prosseguimos com recolhimentos de lotes de LEITE UHT INTEGRAL e DESNATADO, exclusivamente referentes ao SIF 2669, e que foram fabricados entre janeiro e maio de 2023. Esta ação segue o plano de RECALL descrito no Programa de Autocontrole Rastreabilidade e Recolhimento -PAC 12 que atende os critérios da Resolução RDC 655/2022 da ANVISA”

Importância da Natville:

A Natville, é uma empresa com sede no município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, que nasceu ainda no ano de 1996.

Liderada pela empresária Janea Maria Mota Santos Dantas, a Natville (Laticínio Santa Maria Ldta) é responsável, hoje, pelo suprimento de laticínios de todo o Nordeste e alguns já na região Sudeste.

Em 2022, a Natville, que já tem uma unidade no município de União de Palmares desde 2021 e produz atualmente 150 mil litros de leite/dia, anunciou uma ampliação para a produção de 400 mil litros/dia com a instalação da fábrica no município de Batalha.

 Entre os produtos fabricados pela empresa estão manteiga, requeijão, leite desnatado e integral, soro de leite em pó, queijos e bebidas lácteas.

🚨 Urgente: Prisão de global + Sensitiva crava volta de Iza e traidor + Negociação de Tati Machado e SBT    

Anvisa leite
Leites
Natville
Lennita Lee

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.