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Veja proibição comunicada pela Caixa em boletos a pagar de cartão de crédito e escola

04/06/2025 às 21h55

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A proibição comunicada pela Caixa em boletos a pagar de cartão (Foto: Reprodução/Internet)

Clientes da Caixa entram em alerta após banco comunicar proibição em boletos de cartão de crédito e escola

Em 2025, a segurança nas transações financeiras permanece uma prioridade fundamental para os cidadãos. Diante da crescente digitalização dos pagamentos, a atenção a detalhes preventivos torna-se indispensável para evitar transtornos e perdas.

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Consequentemente, a necessidade de proteger informações pessoais e financeiras se intensifica no cotidiano. A vigilância contra atividades suspeitas é uma ferramenta crucial para todos os usuários de serviços bancários.

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A partir de informações divulgadas pela Caixa, a equipe do TV Foco, especializada em Finanças e Segurança Digital, traz agora mais detalhes sobre o assunto.

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A Caixa Econômica Federal emitiu um comunicado importante sobre práticas fraudulentas. O alerta visa proteger os consumidores de golpes envolvendo boletos, especialmente aqueles que se passam por cobranças de cartão de crédito e mensalidades escolares, exigindo máxima atenção.

Entendendo a ameaça dos boletos fraudulentos

Criminosos podem distribuir faturas falsificadas utilizando canais como e-mail. Além disso, o envio desses documentos adulterados pode ocorrer inclusive por meio dos Correios, surpreendendo os destinatários.

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Essa tática busca induzir ao erro, fazendo com que pagamentos indevidos sejam realizados. Portanto, a cautela deve ser redobrada ao receber qualquer tipo de cobrança.

Caixa - Foto Internet
Caixa – Foto Internet

Medidas de verificação essenciais

Antes de efetuar qualquer quitação, é crucial averiguar a legitimidade da dívida. No momento de confirmar o pagamento do boleto, verifique se a instituição financeira exibida na tela corresponde àquela impressa no documento.

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Adicionalmente, confira com atenção o valor, a data de vencimento e o nome do beneficiário. Outros dados também merecem minuciosa inspeção para garantir a segurança da transação.

O que a instituição não faz

A Caixa esclarece que não entra em contato para solicitar senhas dos seus clientes. A instituição financeira também não efetua o recolhimento de cartões, mesmo que estes estejam cancelados, com defeito, vencidos ou destruídos.

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Outrossim, a Caixa não pede aos clientes que façam depósitos em contas bancárias de terceiros como procedimento padrão. Igualmente, não envia links por SMS, nem solicita cliques para atualização cadastral, desbloqueio de contas ou cadastramento de chave Pix.

A instituição também não contata para pedir o desbloqueio de um novo dispositivo, nem solicita o download de aplicativos não oficiais.

Como proceder ao identificar um golpe?

A Caixa emprega recursos modernos para assegurar a proteção das transações bancárias; todavia, tentativas de fraude podem acontecer. Diante de uma suspeita, o cliente deve contatar imediatamente sua agência ou ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

O número do SAC é 0800 726 0101. Ao reportar, forneça o máximo de dados possível para que as devidas providências sejam tomadas pela instituição financeira.

Caixa - Foto Internet
Banco Caixa – Foto: Internet

Quais são os cuidados primordiais com soluções digitais?

Para manter a segurança no ambiente digital, jamais forneça senhas ou outros dados de acesso em websites ou aplicativos não oficiais. Evite anotar suas senhas em papéis ou salvá-las em dispositivos eletrônicos de forma desprotegida, pois essa é uma prática arriscada.

Links suspeitos podem direcionar para a instalação de programas espiões. Tais programas podem permanecer ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados pessoais do usuário. Portanto, utilize sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados para maior proteção.

Caixa - Foto Internet
Alerta para clientes sobre o golpe do boleto falso (Foto: Reprodução/Internet)

Em resumo, para se precaver, a Caixa reforça algumas práticas que não adota:

  • Não solicita senhas sob qualquer pretexto.
  • Não recolhe cartões bancários, mesmo que inutilizados.
  • Não pede depósitos em contas de terceiros para regularização de pendências.
  • Não envia links por SMS para atualizações cadastrais ou desbloqueios.
  • Não solicita o download de aplicativos que não sejam os oficiais da Caixa.

Vale ressaltar que tal lista de alertas é fundamental para a segurança de todos os clientes.

Considerações finais

Em suma, a vigilância constante e a adoção de práticas seguras são as melhores defesas contra fraudadores. Manter-se informado sobre os alertas da Caixa e seguir as recomendações contribui significativamente para a proteção financeira individual.

Desse modo, cada usuário se torna um agente ativo na prevenção de golpes. A atenção e a informação são, pois, aliadas indispensáveis na era digital.

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Autor(a):

Por dentro dos assuntos sobre televisão desde 2008. A partir de 2012, passou a colaborar para o TV Foco com responsabilidade e credibilidade aos leitores.

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