Anvisa fez proibição contra remédio
Sem sombra de dúvidas, a Anvisa é um dos principais órgãos no que se refere qualidade dos produtos. A autarquia, vale lembrar, tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
Dessa forma, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária entra em cena e tem a liberdade de realizar algumas proibições. Dessa vez, falaremos sobre uma proibição da Anvisa que atingiu um remédio muito utilizado no Brasil. A decisão pegou muitas pessoas de surpresa.
Através do portal Governo do Estado da Bahia, no ano de 2022, a secretária de saúde informou a Anvisa determinou a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A medida foi tomada devido a presença da impureza “azido” em concentração acima do limite.
Na época, as empresas farmacêuticas tiveram prazo máximo regulamentar para conclusão do recolhimento desses produtos de 120 dias. O recolhimento é determinado para empresas e produtos regularizados, usualmente em decorrência de algum desvio de qualidade, e são executadas pelas próprias empresas.

Já as ações de apreensão são realizadas pelas autoridades sanitárias, usualmente em empresas e/ou produtos não regularizados. Vale lembrar que após o recolhimento dos lotes com a impureza, a empresa farmacêutica voltou a funcionar normalmente e hoje em dia está em regularidade com as normas da Anvisa.
Veja também

Tragédia, acidente aéreo: Homem morre aos 37 anos após sofrer queda de avião e lutar pela vida

Urgente, queda de avião: Dois voos caem no mesmo aeroporto em diferença de horas e vídeo acaba de chegar

Novo salário mínimo para 2024: Notícia divulgada e valor revelado cai como bomba no colo de trabalhadores
O que a Vigilância Sanitária realiza?
A Vigilância Sanitária é um órgão responsável por um conjunto de ações e medidas voltadas para a prevenção e controle de riscos à saúde pública relacionados ao consumo de produtos e à prestação de serviços. Ela atua no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo principal garantir a segurança, qualidade e eficácia dos produtos e serviços que podem afetar a saúde da população.

VÍDEO YOUTUBE: Alexandre processa Ana Hickmann e diz que é dono de 50% de tudo + Record vai demitir 3 apresentadores