Agora

Agora

14 toneladas no lixo e bactéria mortal: A proibição da Anvisa contra 2 gigantes das carnes e situação hoje

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Gigante das carnes é proibida pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por fiscalizar todos os produtos que chegarão aos consumidores. E isso vai variar de alimentícios a cosméticos e remédios. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre a proibição do órgão contra duas gigantes das carnes.

Para começar, falarmos sobre um frigorífico que teve 14 toneladas de carne clandestina apreendidas devido cumprimento de regras da Anvisa. O caso ocorreu em Vila Velha, no Espírito Santo, e diz respeito a uma operação conjunta da prefeitura, a Vigilância Sanitária e outros órgãos.

Conforme informações da Prefeitura de Vila Velha, em março de 2023, o estabelecimento sofreu a apreensão de aproximadamente 14 toneladas de carne clandestina que estavam sendo fracionadas, embaladas sem autorização da Vigilância Sanitária, que segue as normatizações da Anvisa.

​Apreensão de 14 toneladas de carne em frigorífico (Foto: Reprodução/ Internet)
​Apreensão de 14 toneladas de carne em frigorífico (Foto: Reprodução/ Internet)

Durante a ocorrência, observaram-se restos de cortes de carne suína sobre mesas e bancadas em condições precárias de higiene e ainda apresentando resíduos de sangue, além de elevada predominância de moscas e outros insetos. E foi basicamente para o lixo, já que estava totalmente fora de condições para consumo humano.

Segundo a prefeitura, toda carne foi recolhida por um caminhão designado pelo Idaf para recolher e dar destinação correta aos produtos apreendidos. A carne foi transferida para um depósito credenciado onde os serão trituradas para produção de ração.

Veja também

Qual outra gigante das carnes foi proibida pela Agência?

Segundo informações do ‘G1’, em 2022, a Anvisa determinou a proibição e o recolhimento de um lote de filé-mignon da marca ‘BF Meat’. Isso devido à contaminação por salmonella, que foi constatada após uma minuciosa análise feita pelo Ministério da Agricultura (MAPA).

Anvisa determina recolhimento de lote de Filé-mignon contaminado (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa determina recolhimento de lote de Filé-mignon contaminado (Foto: Reprodução/ Internet)

A decisão da Agência Sanitária foi publicada oficialmente no Diário Oficial da União (DOU), onde determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso do lote de 27 de janeiro de 2022, com validade no dia 28 de março do mesmo ano.

A salmonella, é bastante conhecida por ser responsável por um quadro de intoxicação alimentar. Ela é um tipo de bactéria transmitida pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes. Ela causa uma infecção bacteriana chamada salmonelose. E em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

Conforme as informações da fonte, a empresa recolheu voluntariamente os produtos contaminados. Vale destacar que, como desfecho, hoje a marca segue em pleno funcionamento. Isso poque após a retirada dos lotes contaminados continuaram normalmente suas produções.

🚨 Isabelle agora é ESCORRAÇADA + Rodriguinho CRAVA Davi traído + Susana Vieira DETONA colegas 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Kelves Araújo

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]